Mudanças garantem melhorias na Central de Atendimento dos Juizados

572

A Central de Atendimento, Conciliação e Distribuição dos Juizados Especiais da Comarca de Boa Vista, localizada no prédio anexo do Fórum Sobral Pinto, passou por reformulações em sua estrutura física para garantir melhorias no atendimento ao público.

No novo espaço foi criada uma sala de espera climatizada,  com sistema de senha eletrônico, televisão, água e café à disposição daqueles que aguardam, tornando o atendimento ainda mais organizado e a espera mais agradável. “Antes não havia um local apropriado para que as pessoas aguardassem.Agora, com a sala de espera, elas têm mais conforto”, conta Nazaré Daniel Duarte, escrivã da Central de Atendimento.

Também foi criada mais uma sala de audiência, o que permite realizar duas audiências ao mesmo tempo, agilizando o trabalho e reduzindo o tempo de espera das partes. O número de oito guichês para atendimento foi mantido, mas houve a instalação de uma unidade exclusiva para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. “É a primeira vez que venho aqui e tive um atendimento rápido e eficaz”, comenta Pedro Ivo, 24, servidor público.

Outra mudança importante foi a separação dos guichês de atendimento, da área onde funciona o cartório da Central. Isso deixou a unidade mais estruturada quanto ao recebimento e distribuição de petições e de termos circunstanciados.

As melhorias foram implantadas com custo reduzido, que não passou de R$ 1 mil, já que o espaço foi reformado de modo a aproveitar materiais e móveis que o Tribunal já possuía. Um exemplo disso são os novos guichês que foram feitos a partir de bancadas já existentes no local. Na opinião da escrivã Nazaré, com as alterações, a administração do Tribunal de Justiça favoreceu o atendimento ao público e, ao mesmo tempo, melhorou as condições de trabalho dos servidores.

A Central de Atendimento funciona das 8h às 18h durante todos os dias da semana.  Atualmente a equipe de trabalho é composta por um escrivão, 15 conciliadores, entre servidores e estagiários. A unidade atua em casos de conciliação de questões cíveis de até 20 salários mínimos, e distribuição de termos circuncidados oriundos das delegacias de polícia civil. Somente no mês de abril, a unidade realizou 635 atendimentos, uma média de 30 demandas  por dia.

Ascom/TJ/RR