Moradores do Capuan comemoram nova avenida asfaltada com o programa Bora Pavimentar e instalação de binário

137

O que antes era um acesso secundário, sem pavimentação e utilizado para descarte de lixo irregular tornou-se uma nova rua pavimentada que funcionará como opção de trânsito para pedestres e motoristas do Capuan, em Caucaia. Trata-se da rua Luiz Ribeiro Lima, que, na manhã desta segunda-feira (05), foi inaugurada oficialmente pela Prefeitura de Caucaia. O trecho foi beneficiado pelo programa Bora Pavimentar, programa da gestão municipal que, em parceria com o Governo do Estado, deve levar asfalto a mais de 140 quilômetros de estradas vicinais no município.

Além da pavimentação, o trecho já ganhou sinalização horizontal e uma nova logística de trânsito. De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Andrade Mendonça, a rua Luiz Ribeiro Lima passará a compor um binário, juntamente com a rua José Holanda Nogueira. “Há cerca de 4 meses nós estivemos aqui visitando e a ideia era trazer mais segurança viária para essa localidade, e aí foi pensado o binário, uma vez que a rua José Holanda Nogueira é muito estreita para comportar uma via com sentido duplo”, explicou. “Esse é um compromisso do prefeito Vitor Valim no intuito de trazer mais conforto e segurança a todos que aqui transitam”, finalizou.

O secretário de Infraestrutura André Daher falou sobre o material do novo pavimento, com tecnologia ambientalmente correta, além de oferecer mais durabilidade. “Todo o material usado na base deste pavimento é proveniente do próprio município, com uma base segura, CBR acima de 90% e pavimento previsto junto ao DNIT. Essa tecnologia é usada no mundo todo, pois permite dilatação sem danificar, com a mesma garantia do asfalto”, enfatizou.

O evento contou ainda com as presenças de secretários municipais, vereadores e da própria população, que aprovou a entrega. Valdenia Nascimento, moradora da região, relata como era o trecho antes das intervenções da Prefeitura: “Aqui era cheio de buraco. Mais antigamente ficava uma rampa de lixo, que a Prefeitura veio e tirou. Na época do inverno, era o lamaçal que ficava difícil da gente passar. Tanto pedestre quanto os motoristas”, relembra. “Agora ficou maravilhoso. Um benefício para a comunidade muito grande. Só tenho gratidão”, finaliza.

A professora Alistênia Guimarães, também moradora do Capuan, fala também sobre os riscos de trânsito trazidos pelo trecho antes da pavimentação: “Antes aqui tinha muito acidente. Era uma rua estreita, sem pavimentação, sem sinalização. Agora melhorou muito. Foi uma ideia muito boa”, completa.

Saiba mais

O programa Bora Pavimentar está levando mais de 140 quilômetros de pavimentação na zona rural de Caucaia. A iniciativa teve início em setembro de 2023, em parceria com o Governo do Estado, e está mudando a vida de milhares de caucaienses. É a primeira vez que uma gestão municipal lança um programa macro de pavimentação de estradas vicinais na zona rural de Caucaia. Pirapora, Carauçanga, Minguaú 2, Matões e Sítios Novos já foram beneficiadas. O plano deve beneficiar ainda as comunidades Tucunduba, Jarandragoeira, Caraúbas, Lagoa do Banana, Tanupaba, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Primavera, Pedreiras e Catirina.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação