O fortalecimento de ações para melhorar o Sistema Penitenciário de Roraima foi discutido em reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada durante toda a manhã desta quarta feira, 24. Na pauta, constam temas como fugas e evasão de detentos, a retomada da autoridade das forças de Segurança dentro dos presídios e a reestruturação das unidades prisionais.
A reunião foi solicitada pelo secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Eliéser Girão Monteiro Filho e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, do secretário adjunto da Sejuc, coronel Natanael Felipe, do subcomandante da PM, coronel Waney Vieira, do corregedor Geral da Sejuc, delegado Têndeles Barros, do diretor do Sistema Penitenciário, coronel Jairo Eugaly, do diretor da Penitenciária de Monte Cristo, coronel Moisés Granjeiro, da diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Sejuc, delegada Cândida Magalhães e do diretor do Departamento de polícia Judiciária da Capital (DPJC), Luciano silvestre.
Segundo o secretário Eliéser Monteiro, o Sistema Prisional tem uma população carcerária de 1633 presos em todo o Estado. A estrutura dos presídios é oriunda da década de 80 e 90 e não comporta a nova realidade da população carcerária.
Para resolver a situação de vagas na Penitenciária de Monte Cristo vêm sendo realizadas reformas e ampliações. Além disso, está sendo retomada a construção do presídio de Rorainópolis que vai receber recursos na ordem de R$ 2,5 milhões.
Entretanto, segundo ele, problemas antigos, como fossas estouradas a céu aberto, foram resolvidos.
Monteiro disse que está em andamento o Projeto João de Barro que visa separar os presos por regimes: aberto, semiaberto e fechado. Com a conclusão deste trabalho, todos os reclusos em regime aberto serão encaminhados à Casa do Albergado, em regime semiaberto irão para a Cadeia Pública.
O secretário apontou que houve mudanças na diretoria da Penitenciária de Monte Cristo e que o novo diretor, coronel Granjeiro, tem feito um levantamento de toda a situação do presídio e realizando ações para coibir fugas.
O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, cedeu câmeras de monitoramento para instalar em áreas estratégicas do presídio, visando reforçar a segurança no local.
Eliéser Monteiro informou também que está aguardando autorização da Justiça para instalar cerca elétrica no presídio e sensores de movimento, fortalecendo mais a segurança no local.
“Os problemas no Sistema prisional são antigos e estamos concentrando esforços para elaborarmos planos de ações que envolvam a defesa da sociedade como um todo. Foram apresentados estudos relativos a inteligência prisional e ofertados à área da Segurança Pública para que as investigações possam acontecer. Será apresentadas essas informações a outros integrantes da Polícia Civil e Polícia Militar”, disse.
Ascom/foto:SESP-RR