Meio Ambiente: Prefeitura de Várzea Alegre implantará Ecoponto na Vila São Caetano

634

A Prefeitura de Várzea Alegre instalará um Ecoponto na Vila São Caetano, distrito de Naraniú. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente do município, sob a liderança do secretário J. Marcílio, realizou reunião na comunidade na tarde dessa terça-feira, 16 de julho de 2019, às 13h, na Escola Pedro Leandro.

Participaram da reunião Irene Leandro – Presidente da Associação Comunitária da Vila São Caetano, Aurilene do Nascimento – Presidente da Associação do Bacupari e Alto dos Andrés, e Maria Socorro – Diretora da Escola Pedro Leandro. A prefeitura faz a coleta de lixo do São Caetano, Bacupari e Alto dos Andrés nas quartas-feiras.

O Ecoponto é implantado em parceria com as comunidades e o envolvimento das associações de moradores é fundamental para o funcionamento e sucesso do equipamento que tem relevante papel na coleta seletiva de resíduos sólidos.

Na reunião, J. Marcílio, apresentou os benefícios e falou sobre a documentação necessária para a instalação do Ecoponto.

O prefeito Zé Helder informou que o município fará cessão para a Associação da Vila São Caetano do prédio onde funcionou os correios na Vila para a instalação do Ecoponto e verba de subvenção de R$ 1.200,00 para o funcionamento do equipamento. Tanto a cessão do prédio como a subvenção, passarão ainda por análise e votação na Câmara de Vereadores.

A coleta dos resíduos será feita com o trator da Associação do São Caetano. O Ecoponto da Vila São Caetano será o segundo do tipo implantado no município. O primeiro equipamento foi instalado no sítio Juazeirinho, distrito de Canindezinho, em 1º de outubro de 2017.

Lucro

Em março de 2018, segundo informações de Sandro Santos, vice-presidente da Associação Comunitária de Juazeirinho, havia sido recolhido no Ecoponto mais de uma tonelada e meia de materiais recicláveis, que foram negociados com recicladores ao preço de cerca de R$ 500,00. O dinheiro é investido em projetos da comunidade.

Autor: Da redação com ascom/Foto: divulgação