O Instituto Cigano do Brasil-ICB, por meio desta nota pública lamenta profundamente a tragédia, e manifesta profundo pesar pelas mortes ocasionadas pelo incêndio ocorrido no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, do Flamengo, na madrugada desta sexta-feira (8/2).
O resultado do lamentável episódio foi de dez mortos e três feridos, entre eles adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, entre elas estavam quatro atletas da base do Flamengo, outros dois adolescentes em testes no clube e quatro funcionários. Mais três pessoas ficaram feridos, alguns oriundos de outros estados, acalentando o sonho de um dia tornarem-se atletas profissionais.
A tragédia não apenas arrancou sonhos dos jovens, mas de suas famílias que compartilhando seus desejos, lançaram-se diariamente na aventura de ousar, de acreditar, de buscar no futebol outras possibilidades para a vida.
Ainda consternados com o trágico acontecimento em que somos tomados pela sutileza entre a vida e a morte, nos colocamos junto às famílias que receberam seus jovens feridos no corpo e na alma e, as que adentram em luto ao descobrir que partiram do nosso convívio.
O ICB manifesta a mais profunda solidariedade nesse momento de perda e insofismável dor.
Manifesta preocupação
Mais uma tragédia que poderia ser evitada, diante dos fatos o ICB manifesta sua preocupação e estranheza pela exposição dos fatos do CT teve 30 autos de infração por estar funcionando sem o alvará necessário. Reforçamos a importância de uma investigação rigorosa para que tragédia igual a essa não venha mais acontecer em um país no qual não são asseguradas as mínimas garantias constitucionais.
Caucaia/Ce, em 8 de Fevereiro de 2019
Cigano calon, Rogério Ribeiro. Cigano Calon, José de Paulo.
Presidente-ICB Vice-presidente-ICB