Mais um suicídio em Iguatu: È preciso falar sobre esse problema

2289

No Brasil 5,8% da população sofre com a depressão. Essa patologia é mais comum do que se pode imaginar e afeta pessoas de diferentes classes sociais, sem fazer distinção de cor, faixa etária ou etnias.

Vítima

Uma senhora de 42 anos morava no bairro Prado, e na ultima terça-feira (20/03), cometeu suicídio por enforcamento com fios de energia.

Segundo informações prestadas pela filha da vítima, sua mãe morava sozinha e sofria de depressão.

Assunto pouco discutido, o suicídio tem crescido nas mais diferentes faixas etárias, e os índices entre jovens e idosos. A depressão é a principal causa.

Enquanto o suicídio segue sendo um assunto sobre o qual se fala pouco, o número de pessoas que tiram a própria vida avança silenciosamente. No Brasil, o índice perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, os índices também avançam.

Falar de suicídio, na maioria das vezes, é falar de depressão. Falar de depressão, no entanto, não necessariamente é falar de suicídio.

Depressão: a doença silenciosa que pode levar ao suicídio

De acordo com a OMS 15 a cada 100 pessoas com a doença decidem pôr fim a própria vida.

Provavelmente você já conhece ou ouviu falar sobre alguém que enfrentou a depressão. Isso por quê, em todo o mundo, aproximadamente 121 milhões de pessoas sofrem dessa enfermidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para identificar os sintomas é necessário prestar atenção, principalmente, em sintomas como tristeza e angústia contínuas, sentimento de culpa, e disposição para praticar atividades que antes lhe davam prazer. Alguns sintomas físicos também são identificadores da doença, como alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos. Além disso, a pessoa com depressão pode começar a executar algumas atividades que lhe proporcione uma fuga do estado depressivo, como desenvolver vícios em bebidas alcoólicas ou outras drogas.

Suicídio, a segunda maior causa de mortes no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de mortes no mundo e que até o ano de 2022 será a primeira causa. A psiquiatra Maria Dilma Alves Teodoro, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), afirma que o Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios, 32 pessoas por dia se suicidam e ao ano acontecem cerca de 12 mil suicídios, a maior parte entre jovens de 15 a 29 anos.

Além da depressão existem outras causas que levam ao suicídio como: a dependência química de álcool e drogas, a dependência das substâncias psicoativas como a cocaína e o ecstasy, entre outros fatores. Em países subdesenvolvidos como o Brasil, a questão da depressão é causada por fatores econômicos ou por transtorno de estresse pós-traumático, por luto e separações.

Autor: Rogério Ribeiro com informações: Fotos : Ilustrada