Mais de dois mil estudantes do ensino fundamental são atendidos pelo PROERD

640

“Alunos do ensino fundamental durante formatura do PROERD em Roraima”

Com formatura prevista para o mês de junho, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD está atendendo atualmente 2.100 (dois mil e cem alunos) da rede pública de ensino. Segundo o coordenador do Programa, Ten. Cel. Egberto Lima, a previsão é que ao final de 2013, sejam atendidos seis mil estudantes, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e evitar a violência.

Neste primeiro semestre, 28 escolas recebem os instrutores do Programa, que são policiais militares devidamente capacitados para exercer as atividades junto aos alunos.   Até o final do ano, pelo menos 48 escolas serão atendidas pela iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos.

 

 

O Programa também atende a comunidade ministrando palestras com os temas Drogas e Violência nas Instituições públicas e privadas da capital e do interior do Estado, e já formou aproximadamente 60 (sessenta) pais com o Curso Proerd para Pais.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Edison Prola, destacou que entre as missões do PROERD, estão os ensinamentos aos alunos sobre respeito aos familiares, identificação de boas e más amizades e o cultivo de práticas saudáveis. “E, principalmente, melhorar o relacionamento entre a Polícia Militar e a população. Além de preparar as crianças para dizer não à oferta de drogas e se tornar um multiplicador do que foi ensinado”, declarou.

 

PROERD

O PROERD tem como base o Projeto Americano “DARE”, desenvolvido e aplicado pelo departamento de Polícia de Los Angeles – Estados Unidos da América. Atualmente, é aplicado em todo o Estado Norte Americano e em mais de 100 países, dentre eles o Brasil. Para ser aplicado em Roraima, o programa passou por adaptações necessárias à nossa realidade cultural.

A implantação do Programa no Estado ocorreu em agosto de 2000, no Instituto Batista de Roraima, e na Rede Pública de Ensino, no dia 26 de março do ano de 2001, na Escola Estadual Maria Sônia de Brito Oliva. Em 2012, o PROERD atendeu 46 escolas. Em todo o Estado, foram atendidas aproximadamente 62.600 crianças e adolescentes, desde a implantação.

Ascom PMRR/ Foto: Ascom PMRR