O estado tem qualificado os profissionais de saúde que atuam no Hemocentro e nas agências transfusionais. A partir de terça-feira (10), será a vez dos servidores que trabalham no interior. Há 36 alunos matriculados. A aula inaugural será na terça-feira (10), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), às 19h.
As aulas serão ministradas na Escola Técnica de Saúde do SUS (Etsus).Segundo a coordenadora de Eventos da Etsus, Andréa Carla Aud, a aula inaugural será feita pela Etsus em parceria com o Hemocentro de Roraima. A carga horária do curso Técnico em Hemoterapia é de 1.500 horas/aula.
As aulas serão nos turnos matutino e vespertino. Estão matriculados profissionais dos municípios de Bonfim (2), Caroebe (3), São João da Baliza (2), Normandia (2), São Luiz do Anauá (7), Pacaraima (3), Rorainópolis (3), Mucajaí (4), Alto Alegre (9) e Boa Vista (1).
A ideia é qualificar os servidores do SUS para atuarem como técnicos de hemoterapia. Os alunos são profissionais que atuam nos serviços de captação, triagem clínica, entre outros. Esta é a terceira turma do Curso de Hemoterapia deste ano.
A primeira foi exclusiva para servidores da capital, que atuam no Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Coronel Mota (HCM) e postos de saúde. As aulas para a segunda turma foram ministradas para os profissionais que atuam no Hemocentro.
Com a qualificação, o estado terá 105 profissionais aptos a desenvolver atividades relacionadas à captação, a triagem clínica,epidemiológica e sorológica dos candidatos à doação de sangue. Além disso, os técnicos poderão ainda trabalhar na área de processamento,controle, armazenamento e expedição das bolsas.
Ética e Bioética, tratamento de resíduos de saúde em unidade hemoterápica, nutrição e dietética pertinente à doação de sangue,metodologia e técnicas de pesquisa, promoção da doação voluntária de sangue e medula óssea, produção, armazenamento e distribuição de hemocomponentes estão entre as disciplinas do curso.
Rebeca Alencar/Sesau