Limpeza de avenida garante segurança em vôos

590

A avenida Minas Gerais está sendo atendida com o serviço de limpeza da Prefeitura.

A equipe atua no trecho da via ao longo da cerca que limita a área do Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede e o bairro Paraviana. A ação é preventiva e ajuda a evitar que urubus sejam atraídos pelo lixo e animais mortos, jogados indevidamente no local. As aves representam um risco, pois podem causar acidentes aéreos.

Esta é a segunda vez que a Prefeitura realiza a limpeza no local. Devido a avenida ser pouco habitada algumas pessoas aproveitam a situação para jogar resíduos domiciliares e animais mortos. Atitude que além de ser crime ambiental, tem o agravante de colocar em risco a vida de passageiros e da tripulação das aeronaves.

Conhecida como risco aviário, a colisão com pássaros ainda é o maior causador de acidentes aéreos pelo mundo. O perigo aumenta com a presença de atividades que atraem aves, como o lixo acumulado em proximidades de aeroportos. “É muito importante que as pessoas se conscientizem e não joguem mais lixo nesta área após a limpeza. Nossa obrigação é zelar pelo bem da população, mas todo cidadão precisa colaborar”, explicou o secretário Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Aldemar Marinho.

A limpeza urbana e a coleta de lixo domiciliar são realizadas regularmente em toda a cidade. Os moradores devem denunciar quem estiver jogando lixo nas ruas por meio do telefone 156. A ligação é gratuita. “O serviço de coleta está regularizado e não há a necessidade das pessoas jogarem lixo nas ruas”, informou.

Calendário – Para saber os dias da passagem do caminhão da coleta de lixo domiciliar em seu bairro consulte o calendário da coleta, disponível no site www.boavista.rr

Secom/foto: PMBV