Os programas sociais desenvolvidos no Ceará, através de parcerias entre governo, prefeituras, instituições e empresas, estão apresentando resultados satisfatórios. Exemplo de uns dos programas é o Primeiro Passo em Iguatu-ce.
Os adolescentes egressos do Programa Primeiro Passo já estão conquistando espaço no mercado de trabalho. Esse efeito positivo das ações da secretaria municipal de assistência social de Iguatu-CE, começa a proporcionar novas perspectivas de vida aos egressos dos programas sociais, que sonhavam com a profissionalização e um emprego. Hoje, eles começam a conviver com a concretização desses sonhos.
De acordo o aposentado Antônio Feitosa “É uma grande satisfação ver nossos filhos empenhados nessa luta, aproveitando as oportunidades que estão tendo. O programa, sem dúvida, vai fazer a diferença na vida de cada um dos estudantes” pontuou Feitosa.
A psicóloga Renata Célia, ‘”Sabemos da importância da qualificação profissional, da importância de dar aos jovens a oportunidade que eles precisam para começar a construir o seu futuro” lembrou a psicóloga.
Os estudantes

A estudante do 2ª, Sabrina Holanda da Conceição, 16 anos, “Posso dizer que esse Programa marcou de forma positiva a minha vida, um boa oportunidade para os jovens” disse Sabrina que estuda na E.E.M, Antônio Albuquerque.

Para Rafael Carlos, 19 anos, cursando o 3º ano do ensino médio, E.E.M, Adauto Bezerra, “Eu acho que esse Programa é a esperança para muitos jovens. Quando o jovem entra nele, passa a ter mais conhecimento, passa a enxergar a vida diferente e as pessoas também passam a olhar de forma diferente pra gente” Avaliou. As estudantes Larissa Emille e Karine da Silva, qualificou o programa como uma grande perspectiva para os jovens. Os jovens recebe R$ 504 reais (mensal).
Em Iguatu/CE
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) firmou convênio com a gestão do programa Primeiro Passo em Iguatu, para 21 jovens do programa Primeiro Passo, trabalhem no cadastramento biométrico que vai ate o dia 19 de dezembro, dos eleitores da 13ª Zona Eleitoral, que atender Iguatu com 255 seções e 70.617 eleitorados e Quixelô com 50 seções e 12.968 eleitorados. São realizados cerca de 400 atendimentos diários no Cartório Eleitoral. Com carga horária de 20 horas semanais, o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, contribuindo para o desenvolvimento do estudante. Outros jovens do programa Primeiro Passo, estão desenvolvendo atividades conforme o programa em outras instituições privadas e empresas, Dakota, TUBFORM e a Receita Federal.
Serviços
Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Esse momento é importante também para atualizar os dados cadastrais (endereço, etc).
Com o recadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar apondo sua digital no microterminal da urna eletrônica; não precisando mais aditar sua assinatura no Caderno de Votação.
Primeiro Passo
A Coordenadora do Projeto Primeiro Passo – Jovem Estagiário, em Iguatu, Izaura Gomes “O objetivo é proporcionar ao jovem, oportunidades de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, e experiências e departamentos distintos” explicou.
O Projeto Primeiro passo é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, e tem como objetivo a qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. O projeto atua em três linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário. É parte de um programa de capacitação e promoção de geração de emprego e renda do governo do Estado, que, nos últimos sete anos, já capacitou 901.211 pessoas, sendo 86.898 jovens, dos quais 36 mil foram inseridos no mercado de trabalho formal do Estado.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro