Ato ocorreu em praça no Centro de Boa Vista, na tarde deste sábado (1º). Cinegrafista levou pontapés, socos e teve nariz quebrado ao cobrir acidente.
Jornalistas de Roraima fizeram na tarde deste sábado (1º) um ato de repúdio contra a agressão sofrida pelo cinegrafista de uma emissora de TV de Roraima. O movimento ocorreu na Praça Fábio Marques Pacarat, no Centro de Boa Vista. Dárcio Pedrosa, de 28 anos, foi agredido por vários homens enquanto fazia imagens do acidente que deixou um jovem preso às ferragens na madrugada deste sábado.
Conforme o jornalista Marcelo Ribeiro, que organizou o ato, o objetivo do movimento é “exigir respeito à profissão e ao trabalho”.
“Sugeri a reunião para nos protegermos e para que também possamos identificar e punir os autores da agressão ao cinegrafista”, disse Ribeiro, acrescentando que os profissionais também vão acionar a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB-RR) para que atue no caso.
Além do protesto, os jornalistas também se mobilizam nas redes sociais com a campanha ‘Diga não à agressão à imprensa de Roraima’. “Trocamos as fotos dos nossos perfis e estamos disseminando as informações do que aconteceu com o nosso colega, porque poderia ter sido com qualquer um de nós. Fazemos isso para evitar que situações como a do Dárcio se repitam”, declarou.
O cinegrafista disse ao G1 que vai registrar um novo boletim de ocorrência na segunda-feira (3) para citar os nomes dos agressores que, segundo ele, já estão sendo identificados. “Também vou acionar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima [Sinjoper] para saber o que devo fazer nesse momento”, afirmou.
Autor: Da redação com G1/RR/foto; Emily Costa/ G1 RR.