Instituto de capoeira é criado em Iguatu

1771

Hoje a capoeira é reconhecida como manifestação cultural. Deixou de ser somente uma roda de dança e música, para se tornar atividade de instrumento pedagógico em salas de aula e de fontes de pesquisa, história e cultura afro-brasileira.

O Instituto Capoeira Resgate de Tradições e Educativas de Iguatu- ICRTE, foi criado na noite desta sexta-feira (25) entre varias finalidades e objetivos uma dela:

Promover o resgate, a preservação e a pesquisa histórica social, etnológica e econômica dos vários aspectos da capoeira e de quaisquer outras manifestações da cultura afro-brasileira em nossa sociedade ou no exterior;

 Resgatar a cultura afro-brasileira, como instrumento de educação popular, na perspectiva da criatividade e sua expressão, com ampla liberdade de manifestação, na construção da cidadania;

Promover a abertura do Museu da Capoeira, que contará com sala de projeção para documentários e filmes com temas de capoeira, artesanatos, utensílios, telas, fotos e outras atividades;

Fomentar ações que contribuam para a valorização da mulher, realizando atividades que proporcionem o seu empoderamento, bem como, o combate ao preconceito de gênero e a violência psicológica, física e sexual.

morroro okDe acordo com o mestre Mororó, o primeiro passo foi dado, “Cansamos de ser padrasto somo legítimos e somos os pais, vamos registrar em cartório o instituto na próxima semana” lembrou. O Instituto de Capoeira foi fundado por mestres, graduados, alunos, praticantes e simpatizantes interessados em difundir a capoeira em Iguatu e no estado do Ceará, buscando recursos através de projetos de acordo com as finalidades e objetivos da entidade.

Por aclamação a primeira diretoria foi empossada, e todos foram em unanimes em dizer que vão trabalhar muito para colocar em pratica todas as finalidades e objetivos do Instituto. A diretoria do instituto já está pensando na primeira ação oficial da entidade, bem como montar um calendário de eventos.

Roda de capoeira

roda de capoeira

Depois de todos os tramites, ao som do berimbau, do pandeiro e do tambor de pele tocado pelos mestres e graduados, o grupo fizeram o que mais gosta uma extraordinária roda de capoeira. A roda é aberta pelo mestre com uma ladainha, cântico que pode estar relacionado a fato histórico ou vivência dos capoeiristas. Quem joga permanece agachado ao pé do berimbau antes de ir ao meio da roda, que segue com o jogo livre entre dois oponentes.

Capoeira

capoeira

A Capoeira é hoje praticada por muitos, no Brasil e no exterior, num ambiente ordeiro, disciplinar e saudável. Seus praticantes combinam uma excelente forma física com um ótimo estado mental. É um exercício muito completo, une agilidade, força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes desferidos pelos capoeiras. Vamos então a história da Capoeira, que já se ouvia falar “desde a transferência da capital do país da Bahia para o Rio de Janeiro, em 1763” ¹.

Autor/Fotos: Ascom/Instituto