O Instituto Cigano do Brasil-ICB, participou nesta segunda-feira (27/09), das 10h às 12h, do Encontro Virtual realizado Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação- Geral de Cidadania Secretaria Nacional da Juventude e Coordenação-Geral de Promoção de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Terreiros, Indígenas e Povos Ciganos – CGMAT.
O encontro foi para atender algumas demandas apresentadas pelo ICB, através do Oficio nº 0029A/ SNPIR/MMFDH/ICB/2021. Na abertura da reunião, o presidente do ICB e Membro Consultivo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE, Cigano Rogério Ribeiro, fez um breve relato das ações e do funcionamento da instituição, hoje em dezesseis estados e em dois países (Bélgica e Portugal), “ O ICB veio para atender as demandas e os anseios dos ciganos que nos procura, com isso provocamos diálogos com os órgãos levando propostas e buscando políticas públicas afirmativas” destacou o presidente que acrescentou, “Queremos parabenizar toda a equipe do SNPIR/MMFDH por nos atender e encaminhar nossas pautas audaciosas para os órgãos competentes” lembrou o Cigano.
Uma das pautas da reunião foi sobre a ID Jovem, na ocasião Luciana Alves de Lima Coordenadora-Geral de Cidadania Secretaria Nacional da Juventude, ficou impressionada com as ações do ICB e pela organização, ela apresentou o programa, deu boas dicas e excelentes orientações, “O estatuto estabelece que o jovem tem direito à cultura, incluindo a livre criação, o acesso aos bens e serviços culturais e a participação nas decisões de política cultural, à identidade e diversidade cultural e à memória social. É isso que nós estamos garantindo com a ID Jovem” disse Luciana.
Como solicitar o benefício?
A ID Jovem pode ser solicitada por meio do aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou por meio do site do benefício. O benefício tem prazo de validade de seis meses, mas por meio do aplicativo é possível renovar o documento de maneira simples e rápida.
O que é preciso para fazer o cadastro?
Para fazer o cadastro e emitir o documento, é necessário que o CadÚnico esteja atualizado e que o número de Identificação Social (NIS) esteja em mãos. O jovem também deverá inserir o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. Depois disso, a carteirinha estará disponível e é só imprimir ou, se preferir, poderá mantê-la no celular em formato digital no aplicativo ID Jovem.
Como utilizar a ID Jovem?
Os jovens precisam apresentar a carteira ID Jovem impressa ou no celular juntamente com documento de identificação oficial com foto nos pontos de venda de ingressos e guichês de passagens para usufruir dos benefícios.
Uma das representantes do ICB/Jovem, a cigana Acilane Cruz, “Queremos trabalhar em parceria para a melhoria do processo de planejamento para o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude cigana do Brasil, essa oportunidade de parceria do ICB com o MMFDF vai muito nos ajuda, também quero também parabenizar a vocês por essa importante reunião” disse a cigana Acilane.
O professor e membro do ICB, João Domingos destacou a dificuldade que os Ciganos têm pra ter acesso a documentação, principalmente a certidão de nascimento.
A professora de alfabetização e coordenadora do ICB em Correntina, Cigana Valeria Oliveira, falou das dificuldades e a falta de apoio da prefeitura de Correntina, “ Infelizmente a prefeitura de Correntina não ajuda em nada, possa ser com que com o projeto Tenda da Cultura que o ICB vai apresenta na nossa comunidade Cigana, a prefeitura venha ser parceira” constatou a Cigana.
Na oportunidade o Coordenador de Comunidades Tradicionais e Povos Ciganos Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Charles Viana, “Estamos à disposição para atender as demandas do ICB, conforme os dados que recebemos. Indicando a possibilidade de atuação conjunta entre as pastas, no que se refere às ações em áreas específicas de políticas públicas.” afirmou Viana.
Presenças
Além do presidente do ICB e dos representantes do MMFDH, a reunião contou com a presença do Vice-presidente do ICB, Paulo Cigano, das Ciganas Acilane Cruz, Valéria Oliveira, Valda Ribeiro, Eli Macedo, Jucileide Pereira, dos coordenadores Cigano Adriano e Cigano Margelio, por problemas técnicos alguns Ciganos e Ciganas não conseguiram ter acesso.
Autor/Fotos:Ascom/ICB