Instituto Cigano do Brasil participa de reunião sobre Arranjos Produtivos Locais

482

O Arranjo Produtivo Local (APL) é considerado um aglomerado de empreendimentos que possuem o desenvolvimento comum de certa atividade produtiva.

A prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo-SETEM, realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (6/11), com lideranças, artesãs, instituições, ativistas e produtores para apresenta a empresa Parceria e Consultoria que vai fazer as pesquisas nas comunidades.

Participaram da reunião, o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB, o cigano calon Rogério Ribeiro e as ciganas representantes da Comunidade Cigana do Trilho de Catuana, Mariana Rodrigues e Maira Neves.

Para o presidente do ICB, o futuro do país e o bem-estar desta e das próximas gerações dependem das ações orientadas para um desenvolvimento econômico que seja não somente sólido, mas também inclusivo e sustentável. “Precisamos busca alternativas que viabilizem a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias Ciganas” destacou.

De acordo o diretor da Setem e gerente do Sine Municipal, Alexandre Fonseca, a pesquisa de campo que será realizada com a empresa Parceria e Consultoria vai permitir a identificação dos APLs, “O contrato visa o diagnóstico, investido na minoria e implantar as políticas públicas de acordo com a realidade de cada analise. Os novos meios de produção requerem habilidades e conhecimentos, que só podem ser desenvolvidos a partir do gerenciamento das informações” destacou Fonseca.

O consultor da Parceria e Consultoria, Fernando Coutinho, “Cujas finalidades são avaliar, elaborar e propor políticas, além de formular estudos que orientem o desenvolvimento e possam, assim, contribuir para o desenvolvimento e a implantação execução de politicas pública” pontuou Coutinho.

APLs

As atividades executadas pelos Arranjos têm o objetivo específico de viabilizar o planejamento de estratégias, com elaboração de mapeamento e diagnóstico; o fomento da articulação entre os diferentes operadores e entre eles mesmos, e o desenvolvimento e fortalecimento dos diferentes operadores que participam dos APLs.

Parceria Consultores 

Desde 2000, a Parceria Consultores realiza projetos de consultoria e desenvolvimento humano, construindo uma relação de cooperação eficaz, onde a confiança, a qualificação técnica, a transparência e a personalização dos seus projetos são os princípios que regem suas ações. O resultado são projetos realizados no mais alto grau de desenvolvimento. É o que chamamos de Consultoria no Estado da Arte.

Autor/Fotos: Ascom ICB