Na manhã desta terça-feira (18/5), as famílias ciganas começaram a fazer os procedimentos de atualização dos cadastros, na oportunidade puderam sanar as dúvidas dos programas de transferência de renda e receberam orientações de outras políticas públicas.
O presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e membro consultivo da Comissão da Igualdade Racial da OAB/CE, cigano Rogério Ribeiro, conversou com equipe técnica do Cras de Umbaúba para atualização do cadastro das famílias ciganas, “Estamos fazendo uma ação específica em parceria com outras esferas públicas para que as famílias ciganas possa ter seus direitos garantidos nos programas sociais” destacou o presidente.
A cigana Roberta Oliveira foi umas das ciganas que atualizou o cadastro, “Vim fazer o cadastro e vê os benefícios para os ciganos, estamos precisando muito de ajuda” disse a calin.
Cadastro Único
Muita gente já ouviu falar no Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico, mas muitas delas não sabem de fato do que se trata. O CadÚnico é uma espécie de banco de dados que constam informações relativas as famílias brasileiras que se enquadrem na situação de pobreza ou extrema pobreza.
Através desse banco de dados o Governo Federal, Estados e municípios, consegue identificar quem realmente necessita de assistência para a implementação de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Benefícios para inscritos no CadÚnico
- Água para todos
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- Programa Brasil Alfabetizado
- Auxílio Emergencial
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Bolsa Estiagem
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
- Bolsa Família
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
- Carta Social
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso
- Casa Verde e Amarela
- Crédito Instalação
- ENEM
- Programa Nacional de Crédito Fundiário
- Identidade Jovem (ID Jovem)
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
- Programa Nacional de Reforma Agrária
- Rural
- Serviços Assistenciais
- Programas Cisternas
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Telefone Popular.
Autor/Fotos: Ascom/ICB