Instituto Cigano do Brasil-ICB se reúne com Secretário Executivo do Ministério de Justiça para tratar de demandas dos Povos Ciganos.

583

Cumprindo agenda em Brasília, a Comitiva do Instituto Cigano do Brasil-ICB, segue buscando melhorias e políticas públicas afirmativas para os Povos Ciganos.

Nesta quinta-feira (10/06), a comitiva ICB, composta pelo presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e membro consultivo da Comissão da Igualdade Racial da OAB/CE, Cigano Rogério Ribeiro, o reitor da UNILAB, Cigano Roque Albuquerque e o coordenador do ICB/DF, Cigano Dr. Vicente Lopes, estiveram pela manhã na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), na Secretaria Especial da Cultura, na oportunidade o ICB protocolou demandas e propostas para os Povos Ciganos.

No período da tarde, o Reitor Roque Albuquerque esteve no MEC, compartilhando algumas demandas dos Povos Ciganos e assuntos referente a Unilab, dando sequência, o Cigano Rogério Ribeiro juntamente com Cigano Dr. Vicente Lopes, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional-MDR, na oportunidade e reuniram com os técnicos para trata sobre projeto de regularização fundiária e financiamento de programas habitacionais.

Fechando a agenda, a comitiva esteve no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde se reuniu com o Secretário-Executivo Adjunto, Washington Bonini, Claudete Trapp, Coordenação-Geral de Gestão Estratégica e Inovação e o Secretário Nacional de Justiça, Alexandre Patury.

Reunião com a Coordenadora Geral de Regularização Fundiária, do MDR, Mirna Chaves.

O presidente do ICB, o Cigano Rogério Ribeiro, alegou oitos pautas,  entre elas Incluir a disciplina Povos e Comunidades Tradicionais- PCTs de acordo com o decreto 6.040 nos Curso de Formação de policiais e agentes de segurança, Implantar nos formulários/cadastros do Sistema de informações de segurança pública o quesito etnia, Revisão nos processos dos Ciganos que estão presos ou no regime semiaberto e Fórum Popular Nacional de Segurança Pública para os PCTs; A ideia do Fórum é promover a discussão sobre segurança pública junto à população e encaminhar para o poder público as demandas sociais elencadas nos debates. Na oportunidade foi encaminhando as propostas para o Estatuto dos Ciganos, PLS 248/2015.

O ICB foi muito bem recebido pelo Ministério da Justiça, que, através de seu secretário, se mostrou sensível às demandas apresentadas e interessada em torná-las na pratica. Vamos aguardar, na certeza que os avanços vão ocorrer” destacou o Cigano Dr. Vicente Lopes.

Segundo o Secretário, Washington Bonini, algumas das pautas tem alinhamento com o Ministério, “Vou dar tratamento as demandas dos Povos Ciganos, com relação as abordagens policiais nada justifica ações truculentas” disse Bonini.

Na Secretaria Especial da Cultura, na oportunidade o ICB protocolou demandas e propostas para os Povos Ciganos.

Reunião na Secretaria Especial da Cultura.

Autor/Fotos:  Ascom ICB