Parabéns pela competência, profissionalismo, dedicação, paciência, competência e calor humano em todos os atendimentos!
A Cruz Vermelha Brasileira completou neste sábado, 5 de dezembro, 112 anos de existência no Brasil. Fundada em 1908, a CVB é uma das 191 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, na oportunidade o Instituto Cigano do Brasil-ICB, representado pelo seu presidente, o cigano Rogério Ribeiro, entregou o Certificado Amigo dos Povos Ciganos.
O presidente do ICB, explicou, “A condecoração é entregue para pessoas e entidades que contribuem com trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo, filantrópico e de relevância social, cultural e humana para os Povos Ciganos” explicou o presidente que acrescentou, A Cruz Vermelha atendeu nosso pedido e iniciou um trabalho de desinfecção nos bairros que abrigam ciganos. O primeiro que recebeu o controle sanitário foi o Barroso, no dia 11de julho, onde residem 30 famílias” definiu o Cigano Rogério Ribeiro.
O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, acompanhou a cerimônia de entrega da comenda “Amigo dos Povos Ciganos” ao presidente estadual da Cruz Vermelha, Allan Gérson Damasceno.
“Eu me sinto muito honrado em estar à frente da Cruz Vermelha Brasileira e liderar uma equipe de mais de 60 mil voluntários. São homens e mulheres que se doam para ajudar o próximo e levar esperança àqueles que mais precisam. Agradeço de coração a cada um dos nossos heróis que fazem da Cruz Vermelha a maior instituição de ajuda humanitária do mundo”, ressalta o presidente Júlio Cals.
De acordo com Allan Damasceno, “Hoje temos a honra de receber esse certificado do ICB, a essa instituição muito reverenciada. A Cruz Vermelha é uma organização de caridade que fornece auxílio humanitário a pessoas e regiões em dificuldade, como a vítimas de desastres naturais, além de ensinar o melhor preparo e prevenção contra situações emergenciais para comunidades” destacou Allan.
https://agenciaeconordeste.com.br/cruz-vermelha-vai-promover-desinfeccao-nas-comunidades-ciganas/
https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2020/07/10/cruz-vermelha-promove-desinfeccao-de-areas-ciganas-no-ceara.html
Cultura cigana
O grupo de dança e musical Jim Calon, do ICB fez apresentação solo com, Maria Alice.
Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha chegou ao Ceará em 1975, tendo seu primeiro presidente o ex-governador Lúcio Alcântara. Depois de anos de má gestão, a instituição acabou fechando, sendo retomada no ano de 2003. A operação de resgate da Instituição no Ceará, contou com o gesto compassivo da Coelce, Cagece e Telemar, que aceitaram parcelar dívidas teoricamente impagáveis. O segundo passo foi o curso de socorros para voluntários, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, o maior compartilhante da instituição na maioria das atividades.
A História da Cruz Vermelha Brasileira iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, espírito culto e cheio de iniciativa que, inspirando-se naquilo que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver, também aqui, fundada e funcionando, uma Sociedade da Cruz Vermelha. Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade promoveu uma reunião em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançamento das bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira.
Autor: ICB Ascom/Fotos: Divulgação