O padre tem no coração dois grandes amores. Amor a Deus e amor aos seus irmãos e irmãs em Cristo.
O Instituto Cigano do Brasil-ICB juntamente com Associação Nacional das Mulheres Ciganas-ANMC, parabenizam todos os Padres pela passagem de seu dia, em especial os padres ciganos e os que trabalham com os ciganos entre eles, Zeferino Gimenez Malla (in memoriam), Dom José Edson Oliveira, Padre Renato Rosso, missionário italiano, padre Walace Zanon, Padre Afonso Queiroga do Ceará, Dom Benedito Zorsi, Jorge Pierozan, “padre Rocha”, padre Tadeu Luiz Fernandes, Frei Gilvander Luís Moreira e Frei Romão.
O sacerdote é administrador dos sacramentos e pregador da Palavra de Deus através da qual devemos crescer na fé. O padre é sempre consciente de que sua missão é o prolongamento da missão misericordiosa do próprio Cristo.
Na palavra de Deus em Hebreus 5, 1-2 diz: ” De fato todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele saber ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo esta cercado de fraquezas.”
O Dia do Padre é celebrado, desde 1929, todo dia 4 de agosto. Essa é a data da festa de São João Maria Vianney, considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época, que faleceu neste dia. O Sacerdote francês foi proclamado, pelo Papa Pio XI, como padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus.
Em 1929 o Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. Tendo em vista essa explicação, vamos entender por que a Igreja o escolheu como exemplo a ser seguido pelos sacerdotes, na condução de seus rebanhos.
Instituto Cigano do Brasil-ICB e Associação Nacional das Mulheres Ciganas-ANMC