O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) realiza, nesta quarta-feira (11), as inscrições do Cuidar para as crianças, com idade entre 6 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias, do município de Alto Alegre e localidades próximas.
A equipe do Cuidar vai percorrer, a partir das 8h, as localidades do Taiano, seguindo às 9h30 para a sede de Alto Alegre, às 11h30 Boqueirão, às 12h30 Paredão, finalizando, às 13h30 com as inscrições na Vila São Silvestre.
“Estamos perto de concluir as inscrições do Cuidar em todo o Estado. Através do programa vamos atender 10 mil crianças com a distribuição de leite, oferecendo condições para que elas cresçam com saúde. Em alguns municípios do interior já iniciamos as entregas, que está sendo realizada a cada dois meses”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O programa atende as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida, após esse período oferece a complementação alimentar, através do leite.
O Cuidar atende, ainda, duas especificidades, crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de HIV que recebem, mensalmente, desde o nascimento até os 6 meses de vida, um kit contendo 8 latas de leite. Após esse período, passam a receber 4 latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa.
ENTREGA – No interior do Estado, a família recebe o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa, a criança recebe oito latas de leite. As localidades do Sul do Estado já foram beneficiadas com a entrega dos primeiros kits, que continua conforme cronograma de distribuição, a ser divulgado.
O kit do Cuidar é montado de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária. Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, com a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.
Ascom:SETRABES