O estado de Roraima sedia a primeira reunião dos comitês da Comissão Mista para o desenvolvimento de projetos de Infraestrutura Brasil/Guiana. O encontro começa hoje (25), às 14h30, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos e prossegue até a quinta-feira (26), quando será elaborado o relatório dos temas discutidos.
A comissão foi criada na última reunião de cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, nos dias 11 e 12 de julho. A criação da comissão mista envolvendo representantes dos dois países foi uma solicitação do grupo de trabalho de infraestrutura Brasil/Guiana que se reuniu durante seis meses preparando o memorando de intenções apresentado durante encontro entre a presidenta, Dilma Rousseff e Donald Ramotar, presidente da Guiana.
Nessa primeira reunião, os comitês de transporte, energia e financiamento estão em Roraima. Em pauta a construção da estrada Lethen-Liden; de duas hidrelétricas e do porto de águas profundas em Georgetown.
Representantes dos ministérios dos Transportes, das Minas e Energia, gabinete da Presidência da República, Suframa e Eletrobras fazem parte da comitiva brasileira, chefiada pelo embaixador Clemente Baena Soraes, do Itamarati. A delegação da Guiana também conta com representantes nas áreas equivalentes.
Secom: Governo do Estado de Roraima/foto: ilustrada