Índio Weibe Tapeba entrega suas guias de proteção a Lula

1887

“Que as forças da natureza e da nossa encantaria possam proteger esse guerreiro sempre”, diz Weibe Tapeba.

A caravana “Lula Pelo Brasil” chega a Quixadá, onde o ex-presidente foi recebido por multidão, que gritava “Olê, olê, olê , olá, Lula, Lula”. Outros ainda davam apoio e incentivavam Lula para a campanha presidencial prevista para 2018. Na caravana, Lula vai passar pelos nove estados da região, percorrendo mais de quatro mil quilômetros.

“É muito melhor o povo escolher e acertar, ou escolher e errar, do que a gente ter um presidente que não foi escolhido pelo povo”, afirmou  Lula.

De acordo com advogado, vereador, ativista e líder de comunidade, o índio Weibe Tapeba “Nós vivemos num estado onde o número de posseiros, proprietários de terra é muito grande. São mais de mil ocupantes indígenas da nossa área. Então, a pressão é constante. As ameaças se dão de diversas formas. Tem as diretas, em algum tipo de ocupação ou procuram as lideranças. Como estive à frente por um tempo, acabaram concentrando essas ameaças na minha pessoa. Já teve ameaças indiretas, oferecimento de propina para não dificultar a atuação dos proprietários nas áreas. Temos denunciado, mas a apuração não tem sido da forma que deveria” contou Weibe, que chamou atenção para as poucas demarcações na região e o aumento da criminalização das lideranças indígenas.

O líder Indígena entregou suas guias de proteção, onde colocou no pescoço do Lula, “A guia serve como proteção” disse Weibe.

As guias

Estes “colares” são verdadeiros para-raios em defesa dos os médiuns.

É um objeto no qual os Guias e Protetores imantam com determinadas forças para servirem de instrumentos em ocasiões precisas.

A guia não serve somente como proteção do médium. Esta tem muitas outras utilidades como, por exemplo;

-serve como instrumento de ligação psíquica entre Médium e Espírito,

-serve como instrumento de tratamento,

-serve como material de trabalho das Entidades, atraindo ou emitindo energias e etc.

Confecção das guias

As guias devem ser confeccionadas com produtos naturais, pois são imantáveis e condutores de energias.
Esses materiais podem ser: sementes, madeira como o bambu, pedras, conchas e outros objetos marinhos, pedras preciosas e semipreciosas (mesmo que lapidadas), cristais, porcelana, miçangas, dentes de animais, guizos e outros, como por exemplo, os metais.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação