Iguatu sob a tutela do medo e do clima de insegurança

1053

Refém do medo e clima de violência! Tomam conta da cidade após onda de crimes e boatos.

Homicídios, furtos, arrombamentos e assaltos à mão armada têm deixado os moradores de Iguatu/CE amedrontados. Dados da PM mostram que criminalidade está sendo combatida.

No entanto, na contramão das estatísticas, a população de Iguatu vive um clima de medo e insegurança, sentimento que fica evidente nos inúmeros comentários publicados na internet cada vez que a mídia divulga fatos relacionados à criminalidade no município.

São assaltos e mais assaltos, os ladrões munidos com armas de fogo, assaltam todos que vêm à sua frente. Eles levam celulares, dinheiro, motos, limpam as residências e tudo que lhes interessam. Ultimamente, não esperam nem anoitecer, os homicídios, assaltos e furtos estão acontecendo durante a luz do dia.

 

crima de medo em iguatu

O medo

 

De acordo com uma vítima dos bandidos que não quis se identificar com medo de represália, contou que em uma das vezes o bandido chegou a ser preso, mas em dois dias já estava solto e meses depois retornou ao comércio como cliente. “Além do trauma que sofri, passei pela humilhação de ter que atender um cidadão que havia me apontado uma arma e agora estava ali, rindo da minha cara”, desabafou.

Policiais indignados

“Quase toda semana ouço que alguma loja ou residência foi assaltada. Até quando vamos ser reféns desses bandidos? Policiais com quem conversei também estão indignados, porque prendem o bandido hoje e amanhã ele está na rua novamente, principalmente se for menor de idade.”

Comentários

“Estamos vivendo uma situação nunca vivida antes que gera terror, paralisia e medo de trabalhar”.

“O medo e a tensão assolam a cidade. Constatamos mais uma vez o desrespeito às leis e a falta de ordem em que se encontra o Brasil”.

“Há uma alimentação do pânico e medo muito grande e vamos ter que aprender a lidar com isso”

“Os meliantes certos da impunidade ameaçaram sempre voltar”

Problema de difícil solução

A criminalidade no país é um problema de difícil solução. Inexistência de uma política de segurança eficiente nas esferas federal, estadual e municipal, poucos investimentos para aumentar e melhor equipar os efetivos policiais, falta de fiscalização efetiva nas fronteiras para combater a entrada de armas e drogas são alguns dos complicadores.

Porém os problemas mais graves estão na legislação. As maiores barreiras enfrentadas nesse setor são as falhas do Código Penal. “As penas previstas geralmente são brandas e existem mais de 30 itens que beneficiam os bandidos, e ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente que acaba protegendo os infratores, seja pela dificuldade de aplicar punições ou mesmo pela falta de estrutura para abrigar os menores que devem ser tirados de circulação.”

Autor: Rogério Ribeiro/Foto: Reprodução