Iguatu comemora: DNIT Cede Estação Ferroviária para Prefeitura de Iguatu

1292

Para iniciar a recuperação da Estação Ferroviária, a Prefeitura de Iguatu recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o termo de cessão de uso gratuito de bem imóvel. Essa ação proporciona que a Prefeitura execute obras de reforma e melhorias da Estação.

O anúncio foi feito de Brasília onde, pela quinta vez, o prefeito Ednaldo Lavor, ao lado da deputada Mirian Sobreira, busca por recursos e melhorias para o município. Como não foi possível viabilizar a vinda dos representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) à Iguatu para a assinatura do termo, ela se deu na própria sede do departamento, no Distrito federal, na tarde dessa terça-feira, dia (12/12).


De acordo com o prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT), esse termo de cessão irá possibilitar a construção da Praça Mais Infância, no Distrito de Alencar, que deverá ser edificada na estação dessa localidade. Já na sede município, na pedra da estação ferroviária, será construído o cinema. “Esses locais serão o cartão postal da nossa cidade e da nossa gestão. Iremos urbanizar essas áreas, melhorar seus acessos e dar uma nova cara a Iguatu”, ressaltou o gestor que emocionado acrescentou “É com muita emoção, satisfação e felicidade que neste momento anunciamos ao nosso povo mais uma conquista para o município: a assinatura do Termo de Cessão de Uso das estações ferroviárias de Iguatu e dos distritos de Alencar e Suassurana por 20 anos, prorrogáveis por mais 20. Devemos essa conquista também à luta incansável da deputada estadual Mirian Sobreira e do deputado federal José Guimarães que tanto nos apoiou”, destacou o prefeito.

Para a deputada estadual Mirian Sobreira, essas estações ferroviárias fizeram parte da história de Iguatu. Eles sofreram com a ação do tempo, e por isso precisam ser revitalizadas. “Agora, com o Termo de Cessão de Uso em mãos essas estações de Iguatu, Alencar e Suassurana, o município poderão ser revitalizadas. Esses espaços serão transformados em áreas de ações culturais e de lazer”, disse a deputada.
A estação


A Estação Ferroviária faz parte da história municipal, por mostrar os primeiros passos para a colonização do município, onde expandiu a área urbana e concentrou os primeiros empreendimentos e moradores do município, perto do embarque e desembarque de passageiros.

Autor: Rogério Ribeiro com informações ascom/Fotos: Divulgação