Idoso de 68 anos comete suicídio por enforcamento no Distrito do Alencar

7576

Para especialistas, acúmulo de perdas e isolamento social estão entre as motivações para o ato extremo.

Na manhã deste sábado (4/11) no Distrito do Alencar, a Policia Militar foi acionada através da CP 10191 a respeito de um suposto suicídio que teria acontecido no Sítio Várzea de Fora, Distrito do Alencar, Iguatu/CE, distante 15 Km da sede, uma guarnição da se deslocou para o local indicado para checar a situação e chegando lá foi comprovado a ocorrência de um suicídio mediante enforcamento.

Vítima

A vítima por suicídio mediante enforcamento, o senhor Francisco Floriano Martins Neto, 68 anos, solteiro. Segundo informações prestadas por familiares da vítima, o mesmo morava sozinho, e que hoje pela manhã foi encontrado, pelo familiar de nome Antônio, enforcado na área de serviço da sua residência. O perito da Polícia Forense compareceu ao local e após serem adotadas as medidas cabíveis, o corpo foi conduzido pelo rabecão ao IML de Iguatu/CE.

Os idosos convivem com conflitos

Os idosos convivem com conflitos de insegurança, sentimentos de perda irreparável e indecisões quanto à continuidade da vida. Esses fatores o levam a sentir profundamente a perda, principalmente quando a pessoa que morre está muito próxima de si.

Portanto, não se pode afirmar que existe uma causa para o sentimento de perda pelo idoso, mas um complexo de valores associados que devem ser ponderados e reparados por todos e pela sociedade.

Decisão racional

De acordo com especialista, também é preciso levar em conta que as tentativas de suicídio na terceira idade costumam ser definitivas. Diferentemente de outras etapas da vida, que se pode pensar no suicídio por impulso, por uma dor de amor, um arroubo de fúria, uma tristeza, o idoso não vive esse tipo de situação. Tem um período de tomada racional de decisão. Em média, o jovem faz 20 tentativas para um efeito, o suicídio. No idoso, são quatro tentativas. Muitas vezes, não há tentativa, é única. Eles usam métodos definitivos.

Assistência falha

A caracterização das tentativas deveria ser uma das primeiras ações a serem realizadas pelos serviços de saúde, sobretudo por aqueles com maior proximidade com essa clientela, como as unidades básicas de saúde.

O idoso convive com conflito de insegurança, sentimentos de perda irreparável e indecisões quanto à continuidade da vida. Esses fatores o levam a sentir profundamente a perda, principalmente quando a pessoa que morre está muito próxima de si.

Autor: Rogério Ribeiro com informações da PM/Foto: Ilustrada