Na tarde desta quinta-feira (05/08), o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e Membro Consultivo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE, Cigano Rogério Ribeiro foi convidado pelo Reitor Cigano Roque Nascimento para prestigia a Sessão Solene de Posse da Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/Unilab, na oportunidade o Cigano conversou com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e cobrou as demandas apresentadas pelo ICB conforme o oficio nº 0051A/ICB/2021 de 2 de julho de 2021, que trata das demandas para os Ciganos.

O Ministro Milton Ribeiro ouviu atentamente algumas das propostas relatadas pelo presidente do ICB e se comprometeu analisar todas as demandas.
O documento do ICB, foi cadastrado no SEi sob nº 23123.003645/2021-46, e encaminhado para unidade competente, ASTEC – Assessoria de Gestão Técnica e Administrativa /MEC.
Vejam algumas demandas
Construção do plano nacional de educação para os Povos Ciganos;
Cotas para os ciganos atuar como recenseador no censo demográfico de 2021;
Implantação do Brasil Alfabetizado nas comunidades Ciganas;
Inclua a disciplina PCTs nos Cursos;
A construção de um site que agregue informações sobre os Povos e Comunidades Tradicionais-PCTs;
Inclusão dos Povos Ciganos na Portaria 13/2016/MEC;
Implantação da escola voltada para os Povos Ciganos, que tem como objetivo alfabetizar jovens, adultos e idosos;
Inclui nos cursos de formação ou qualificação dos servidores públicos estaduais, matéria sobre o enfretamento a discriminação racial institucional contra os Povos Ciganos;
Garantir a implantação da Resolução nº 3 de 2012, para os Povos Cigano.
Posse do Reitor

Para o Cigano Rogério Ribeiro, “É uma conquista e um grande orgulho para nosso Povo Cigano de ter, pela primeira vez um Reitor Cigano, uma pessoa simples, de conduta ilibada e merecedor desta conquista. Desejamos muito sucesso à nova gestão. Que o reitor e a vice-reitora possam administrar com serenidade a instituição, enfrentando com sabedoria os desafios. Que os próximos quatro anos sejam de muitas conquistas e realizações” destacou o presidente do ICB.
Autor: Ascom/ICB