Habitação: Prefeitura de Iguatu busca parceria com o Governo do Estado para construção de moradias

809

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara (PRB) e o deputado estadual Agenor Neto (PMDB), participaram, na tarde desta quarta-feira (12/08) em Fortaleza, de reunião com a Secretária Executiva da STDS do Governo do Estado, Ana Maria Cruz, para tratar de projetos de moradia populares para o município de Iguatu. Também estavam presentes a coordenadora técnica do Proares, Anete Morel e Fátima Lourenço, do Plano Participativo Habitacional.

Na oportunidade, Aderilo Alcântara(PRB) fez um relato dos problemas de déficit habitacional enfrentados pelo município, e da situação vivida nas últimas semanas por dezenas de famílias que resolveram acampar em um terreno público no bairro João Paulo II. “É uma situação preocupante. Mostramos o nosso drama, e sugerimos que o Estado utilizasse os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para amenizar a situação de milhares de famílias carentes que atualmente não tem onde morar ou moram de favor em Iguatu. Não tivemos uma resposta agora, mas vamos procurar a Secretaria das Cidades, vamos até o Gabinete do governador para tentarmos chegar a um acordo que possa resolver parte dessa demanda de moradias populares que existe no nosso município”, disse.

Ele ressaltou que a Prefeitura de Iguatu tem um projeto de moradias populares iniciado há mais de dez anos, inclusive com milhares de famílias cadastradas, mas infelizmente está paralisado devido a dificuldades na obtenção de recursos financeiros juntos aos governos estadual e federal. “O projeto foi iniciado há mais de dez anos, mas os recursos diminuíram muito nos últimos cinco anos, e o município não tem como bancar sozinho”, lamentou.

O deputado estadual Agenor Neto (PMDB) lembrou que o FECOP foi aprovado em 2003, durante o governo Lúcio Alcântara, com a finalidade de financiar projetos de combate à pobreza no Ceará, através de ações de infraestrutura e qualificação. “Eu estava como deputado, e conseguimos aprovar o projeto, que inclusive beneficiou Iguatu com a construção de vários conjuntos habitacionais, como o Maronildo Lima, Padre José Marques e Raimundo Florent.

Autor/Foto: Iguatu.Net

Saiba Mais

100 Famílias que ocupam uma área em Iguatu recebem profissionais do CRAS

Em Iguatu: Invasão gera impasse