Governo de Várzea Alegre certifica multiplicadores em Educação Ambiental

84

Na tarde desta segunda-feira, 26 de fevereiro, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entregou certificados aos participantes do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental. A cerimônia, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), do Secretário de Meio Ambiente J. Marcílio, além de 18 dos 21 cursistas.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Estado do Ceará, o curso teve como objetivo conscientizar os participantes sobre ações que podem ser feitas para garantir um presente e um futuro melhor para o planeta. Além disso, o curso buscou inserir estratégias que são fundamentais para ajudar na preservação do meio ambiente.

Com carga horária de 60 horas, o curso foi dividido em etapas:

24, 25 e 26 de outubro de 2023: Aulas presenciais e de campo, com formação de equipes e elaboração de um plano de ação para ser desenvolvido e executado.

26 de fevereiro de 2024: Apresentação dos planos de ação e entrega dos certificados.

O curso foi ministrado pelo técnico da SEMA-Ce Genaro Azevedo e contou com a participação de 21 pessoas, entre professores, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, representantes de sindicatos e associações, AJA – Agentes Jovens Ambientais e um Bombeiro Civil.

Em seu discurso, Zé Helder parabenizou os participantes pelo empenho e destacou a importância da educação ambiental para a construção de um futuro sustentável. “A educação ambiental é fundamental para que possamos construir um futuro melhor para o nosso planeta. É através da educação que podemos conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis”, afirmou o Prefeito.

J. Marcílio também ressaltou a importância do curso e agradeceu a parceria da SEMA-Ce. “Este curso foi um grande sucesso e só foi possível realizá-lo graças a parceria com a SEMA-Ce. Agradeço a todos os participantes e espero que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos”, disse o Secretário.

Os cursistas receberam seus certificados com entusiasmo e manifestaram a intenção de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “Este curso foi muito importante para mim. Aprendi muito sobre educação ambiental e agora me sinto mais preparada para fazer a minha parte na preservação do meio ambiente”, disse a cursista Maria Silva.

O curso de Multiplicadores em Educação Ambiental é mais um passo importante na construção de um futuro sustentável para Várzea Alegre. Através da formação de multiplicadores, o Governo Municipal busca disseminar a cultura da preservação ambiental e promover a mudança de comportamento da população.

Autor: Da redação com  Marcos Filho/Foto: Divulgação