Governo de Roraima inicia, na próxima segunda-feira (10), por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), a 7ª edição da Semana Estadual da Mulher. Este ano o evento tem como tema “Mulher: força pra lutar, capacidade para transformar”, representando a importância da mulher na sociedade.
O evento começa com um devocional ecumênico, que acontece no dia 10, a partir das 8h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, contando com a participação de servidoras públicas.
A programação, que se estende até a sexta-feira (14), inclui oficinas profissionalizantes, blitze educativas e atendimentos de saúde, com a oferta de exames de rotina, especializados e preventivos.
As atividades incluem ainda, oficinas de capacitação para atender mulheres, integrantes do Cadastro Social Único (CADSU) e reeducandas da Cadeia Pública Feminina, com a oferta de cursos na área de culinária. Serão ofertadas 190 vagas para as oficinas de Tortas e Sobremesas Geladas, de Doces e Salgados e de Ovos e Bombons Recheados para Páscoa através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A qualificação vai possibilitar a geração de renda extra e a garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias.
“A Semana Estadual da Mulher acontece todos os anos, desde 2008. A programação faz parte do calendário oficial de eventos do Governo do Estado. Essa é a nossa forma de homenagear todas as mulheres que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de Roraima”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
A programação será estendida para alguns municípios, garantindo que o atendimento em saúde e educação seja levado para as agricultoras do interior do Estado.
MUTIRÃO DE SAÚDE – Na quarta-feira (12), serão oferecidos atendimentos médicos exclusivos para as mulheres, a partir das 8h, na Policlínica Cosme e Silva, localizada na rua Delman Veras, S/N, no bairro Silvio Botelho.
Durante a ação as mulheres serão consultadas por médicos especializados, como obstetras, endocrinologistas, clínicos gerais, ginecologistas, oftalmologistas, cardiologistas e pediatras.
Além disso, as mulheres terão acesso a exames de rotina, preventivos, ultrassonografia, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, eletrocardiograma, além de serviços de ótica.