A Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) iniciou nesta terça-feira (21), a oficina itinerante do Projeto “Desafios Contemporâneos”. O objetivo é promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de encontros que abordem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas nas mais variadas interpretações da arte. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Secretaria de Estado da Cultura de Roraima (SECULT).
A oficina acontece em diferentes espaços culturais da cidade como o Centro Multicultural da Orla Taumanam e o Centro Cultural União Operária. As aulas são ministradas pelo professor Alexandre Sá, doutor e mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciado em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “O intuito era discutir a produção de arte contemporânea na atualidade, atendendo a demanda dos próprios alunos, a partir do que eles vivenciam. Mas ampliamos a proposta, apresentando um panorama maior dos elementos, conceitos e referências históricas”, destacou Sá.
O acadêmico de artes visuais, Sílvio Vilasi, trabalha com charges e ilustrações. Ele considera o tema da oficina fundamental para quem trabalha e estuda na área. “É importante conhecer o momento artístico que vivemos. Além da arte contemporânea em si, estamos estudando todo um progresso da arte e isso é muito proveitoso”, disse.
A oficina, que tem duração de 40 horas e inclui atividades práticas e teóricas, termina nesta sexta-feira (24), com a apresentação de uma performance elaboradas pelos próprios alunos.
Secom/foto:PMBV