O serviço gratuito oferece às lactantes acolhimento e orientações sobre técnicas de amamentação, ordenha e armazenamento adequado do leite.
A Prefeitura de Fortaleza instalou uma nova Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Postos de Coleta de Leite Humano (Sama/PCLH) no Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga. Esta é a 27° Sama da capital, sendo 22 em postos de saúde e cinco em maternidades, visando promover os benefícios do aleitamento materno.
O serviço oferece às lactantes acolhimento e orientações sobre técnicas de amamentação, ordenha e armazenamento adequado do leite. Além disso, funciona como ponto de estímulo à doação e à coleta de leite humano, contribuindo para a nutrição e o desenvolvimento saudável de recém-nascidos. Somente entre janeiro e setembro de 2025, foram doados 192,4 litros de leite humano. Para ter acesso, basta se dirigir ao posto ou maternidade que disponha do serviço. O atendimento é gratuito.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida, sendo essencial para garantir os nutrientes necessários ao bebê. O Ministério da Saúde (MS) também orienta que a prática seja mantida, de forma complementar, até os dois anos ou mais. Além dos benefícios para a criança, a amamentação traz vantagens para lactantes, como a redução do risco de hemorragia pós-parto, câncer de mama e ovário, doenças cardíacas, além de contribuir para a perda de peso após a gestação.
Unidade de Atenção Primária à Saúde Carlos Ribeiro
Atualmente, a unidade atende cerca de 28 mil pessoas. Para acolher a população, conta com oito equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e três equipes de Saúde Bucal.
Destacam-se em sua estrutura o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e a Farmácia Polo. Somente em 2025, já foram realizados mais de 27 mil atendimentos médicos na unidade.
Autor: Da redação com ascom/foto: foto