Fiéis participam da Romaria e inauguração da urbanização do entorno do Cristo Ressuscitado e da Capela de Maria de Bil

254

Neste domingo, dia 19 de maio, centenas de pessoas se reuniram para participar da tradicional Romaria à Capela de Maria de Bil, na Serra do Gravié, e prestigiar a inauguração da obra de urbanização em seu entorno e do Cristo Ressuscitado. A caminhada de 3 km, que já se tornou um marco religioso e cultural na cidade, reuniu fiéis de diversas localidades, que subiram a serra com fé e devoção para homenagear Maria de Bil e celebrar a sua história.

A romaria teve início às 5h da manhã com a concentração dos romeiros na Praça da Matriz de São Raimundo Nonato. Logo após, às 6h, foi servido um café comunitário na Escola Antão Leandro, no bairro Sanharol. Em seguida, os romeiros iniciaram a subida da Serra do Gravié, em direção à capela.

Neste ano, a romaria foi marcada por um momento especial: a entrega pela Prefeitura de Várzea Alegre da obra de urbanização do entorno da capela e da estátua do Cristo Ressuscitado (Praça Maria de Sousa Freire). A solenidade de inauguração aconteceu após a chegada dos fiéis ao topo da serra e contou com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), da primeira-dama, Sonia Fortaleza, da secretária de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, de autoridades locais e da comunidade em geral. Teve bênção religiosa ministrada pelo padre Benedito Evaldo.

Os familiares de Maria de Sousa Freire compareceram para prestigiar a homenagem a ela que dá nome à praça. O filho de Maria de Sousa Freire, o ex-prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire, agradeceu a gestão pelo gesto atencioso de homenagem à sua mãe.

Em seu discurso, o prefeito Zé Helder destacou a importância da fé e da cultura popular para o povo de Várzea Alegre. “A história de Maria de Bil é um símbolo de fé, força e resistência. A capela e a estátua do Cristo Ressuscitado representam a devoção do nosso povo e a importância da preservação da nossa cultura”, afirmou.

O prefeito destacou a obra de urbanização, classificando-a como uma das mais importantes para Várzea Alegre, valorizando um espaço que preserva a história de Maria de Bil e do Cristo, contribuindo para o turismo religioso e oferecendo uma linda vista do Vale do Machado e da cidade.

A obra de urbanização da praça contou com um investimento total de R$ 633 mil, provenientes de recursos do Ministério do Turismo do Governo Federal, recursos articulados pelo deputado federal Domingos Neto (PSD), com contrapartida da prefeitura. A execução do projeto ficou a cargo da construtora Tela Serviço e Eventos LTDA-ME.

Autor:  Da redação com Marcos Filho/Foto: Tadeu Ferreira