O Festival das Araras traz esse ano o tema “Turismo sustentável nas asas da liberdade”. A festa vai destacar o potencial turístico de Roraima para a observação de aves através do Folclore Regional e pretende conscientizar a população sobre a preservação ambiental. O evento inicia nesta sexta-feira (4) na área externa da Vila Olímpica Roberto Marinho, bairro Olímpico, e encerra no domingo (6).
A música oficial dessa edição do Festival das Araras faz uma homenagem às aves e às tribos indígenas que habitam ou já habitaram o Estado de Roraima. Com composição de David de Paulo e Rainei Prestes, o jingle descreve as cores vermelho e azul dos grupos que compõem o festival e cita o amarelo, a intenção é mostrar que não existe preferência e que as duas araras são tratadas com igual respeito.
O trecho “Dos céus do meu lindo Roraima” remete ao potencial para o turismo de observação de aves devido à diversidade encontrada na região. Tribos indígenas que já estão extintas, como as etnias Paravilhana, Waikas e Tapikarí, e que formam a população do Estado, como Macuxi, Taurepang e Yanomani, também são homenageadas no jingle, pela liberdade e inocência que representam na cultura local.
Conheça o jingle oficial do Festival das Araras 2013:
Nas asas da liberdade
(composição, David de Paulo/Rainei Prestes).
Eu sou arara encantada
Dos céus do meu lindo Roraima
Voar em liberdade encanta
Por isso em forma de dança
Irão me homenagear
Sou azul, sou vermelho,
Mas também sou amarelo,
Sou o encanto mais belo
Da terra dos Macuxi
Sou Wai Wai sou Taurepang, Yanomami,
Yecoana, Ingariko, Waimiri Atroari,
Paravilhana, Waikas, Tapikarí.
Represento a liberdade o encanto e a beleza
A inocência e a certeza de uma cultura local
Imortalizada em versos, aplausos e cantos
Aqui no meu canto eu sou maioral
Sou kiari da Amazônia, sou raposa serra do sol,
No céu eu sou bailarina, bailando com as nuvens…
Sou pássaro do arrebol.
Secom: PMBV