FÉRIAS ESCOLARES – Crianças do Peti participam de campeonato esportivo

774

Neste período de férias escolares, a Prefeitura de Boa Vista elaborou uma programação especial para ocupar o tempo livre das crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A partir desta segunda-feira (22), será realizado na Vila Olímpica Roberto Marinho, o I Jogos Internúcleos do Peti. A programação segue até o dia 7 de agosto.

A abertura será às 9h, com a apresentação das delegações, entrada das Bandeiras, execução do Hino Nacional e juramento do atleta. Também haverá apresentação do grupo de percussão do programa Projovem Adolescente.

As crianças irão competir na modalidade de futsal, naipes masculino e feminino, organizados por idade, com equipes de 7 a 11 anos e de 12 a 15 anos. Participarão 10 crianças de cada um dos 12 núcleos do programa. Os vencedores receberão troféus e medalhas. A Prefeitura também premiará o artilheiro, melhor goleiro e o atleta mais disciplinado.

“Durante as férias escolares as crianças ficam ociosas e expostas à situações de exploração. Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva, oferecendo aos integrantes do Peti atividades saudáveis que ocupem o seu tempo livre”, afirmou a secretária municipal de Gestão Social, Edileusa Gomes.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional  (Emhur) disponibilizou dois ônibus para transportar as crianças até a Vila Olímpica. Para as que não participarão da competição, as atividades sócio-educativas nos núcleos do programa continuarão normalmente, das 8h as 10h30.

 PETI – Com o programa, a Prefeitura atende atualmente, 1.234 crianças em 12 núcleos, implantados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em praças da cidade. Elas são incentivadas a estudar e a fazer parte de atividades saudáveis no horário oposto ao da escola. Para identificar as crianças em situação de vulnerabilidade ou de exploração, toda sexta-feira, a equipe de educadores sociais de cada núcleo do Peti faz a busca ativa em sua área de abrangência.

Secom/foto:PMBV