Sujo, fedorento e acima de tudo desorganizado. Foi essa a reclamação dos feirantes e clientes.
Atendendo a varias denúncias dos feirantes e clientes, os vereadores Joaquim Pezão (PROS) e Vicente Reinaldo (PROS), estiveram na manhã desta sexta-feira (20), no mercado municipal de Iguatu, na ocasião os vereadores fizeram uma vistoria minuciosa em todas as dependências do estabelecimento.
Um cenário caótico e desleixado “Mas isso e pouco perante a imundice que temos que enfrentar quando precisamos usar o sanitário publico do mercado”, diz um feirante. No local, não tem água, nem papel e os vasos sempre estão entupidos.
15 anos sem uma reforma
Muitos donos de bancas de verduras, magarefes, peixeiros e outros vendedores informais, reclamam do descaso do poder público. Pois já vai completar 15 anos e o mercado esta precisando de uma reforma geral, na elétrica, hidráulica, pintura e de adaptações nos boxes de Carne onde os magarefes usam pedaço de madeira para pendurar a carne, os boxes estão precisando de cerâmicas nas paredes e piso, as bancas de verduras ficam ao lado dos banheiros a podridão é insuportável, pois a estrutura dos banheiros não tem coberturas, a parte externa está bastante danificada.
Um magarefe que prefere não ser mostrado em foto, disse que há 15 anos o mercado não passa por uma verdadeira reforma “O mercado precisa de uma reforma e não só eu como todo mundo concorda. A prefeitura só faz um lambe lambe a famosa meia sola.”
Segundo algumas das pessoas que se faziam presente, em tom de revolta com o descaso da prefeitura, têm tratado os cidadãos feirantes como se eles fossem “cachorros”.
De acordo com Joaquim Pezão, os feirantes pagam em dia os impostos para a prefeitura que não faz nada, “A precariedade da iluminação pública dentro do mercado, o telhado caindo podendo causa um grave acidente. O mercado precisa urgentemente de uma reforma”
“É um absurdo o que vimos dentro do mercado municipal, um absoluto descaso da Prefeitura com os produtores e com os feirantes que trabalham duros e não dispõem sequer de uma estrutura mínima para comercializar seus produtos. Eles são prejudicados pela falta de ação do Poder Público, assim como os próprios clientes”, diz o vereador Vicente Reinaldo.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro