Fecomércio Roraima comemora 22 anos

1221

Presidente da Fecomércio Roraima, Airton Dias

A Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima comemora 22 anos de instalação, no dia 27 de abril, com uma grande festa onde será realizada a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Comercial do Estado de Roraima a autoridades com destaque no âmbito nacional e local.

Para o presidente da Fecomércio Roraima, Airton Dias nestes 22 anos foram realizadas muitas ações que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, as ações foram planejadas e orientadas pelo colegiado da entidade, a exemplo da Portaria 300, que beneficiou a Amazônia Ocidental, entre outras.

“Realizamos uma série de ações ao longo desses anos que consolidaram a Federação, uma das mais importantes foi fazer com que a Federação tivesse uma rotina, fosse estruturada, pois iniciar uma instituição que não existia e fazer acontecer é bastante complexo. Tivemos muito cuidado em relação a nossa entidade, preservando-a sempre no tocante a questão política partidária, mesmo eu sendo político, pois quando criei a Federação era vice-governador, já fui candidato por duas vezes e ainda pretendo ser, mas nunca misturamos as coisas. Acredito que a Federação está acima de interesses pessoais, quer sejam meus ou de qualquer outro diretor. Nunca misturamos nossas atividades da entidade com atividades particulares. Creio que este é um legado importante que vamos deixar: a credibilidade da casa”, relatou Dias.

O presidente Dias falou ainda do alicerce de sua administração que recai sobre o Sesc e Senac, que são braços sociais. “Criamos também o Instituto Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) que cresce lentamente, mas está sendo consolidado enquanto um negócio. Temos os braços educacional, cultural, político sindical, de interesse das classes as quais representamos. Tudo isso consolidamos ao longo desses 22 anos”, detalhou.

Outro ponto destacado por Dias foi a opção em formar um corpo técnico e não terceirizar os serviços da Federação, a exemplo de outras instituições. “Hoje temos uma equipe bastante familiarizada com as todas as nossas ações”, disse.

Destacou também o braço social da Federação que é desenvolvido por meio de ações realizadas em uma Chácara instalada no bairro Operário, onde são realizados cursos para formação de mão-de-obra, e instalada uma sala de aula para alfabetização de adultos. “Vamos iniciar agora a construção de uma creche que esperamos ser modelo no estado. Vamos fazer um bloco agora e depois iremos ampliar. Estamos ainda fomentando diversos funcionários e diretores a criarem uma APAI (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pois Roraima é o único estado brasileiro que não têm uma APAI”, explicou.

Outra ação da Fecomércio Roraima destaca pelo presidente Dias foi a criação e tempo manutenção por sete anos da Associação Cultural Canarinhos da Amazônia.

Sobre as representações de classe, Dias disse que a entidade quer continuar trabalhando em prol das classes que representa e do povo de Roraima. “Queremos está honrando esses acentos que temos em fóruns e conselhos, sendo porta-voz e levando os anseios de forma efetiva da classe empresarial”, afirmou.

Airton Dias preside também o Conselho Deliberativo do Sebrae, onde tem questionado e colocado em pauta assuntos que entende serem importantes para o empresariado roraimense.

Sobre as ações futuras, Dias disse que nos próximos quatro anos continuará consolidando o Sesc com o início da obra do Centro Administrativo, um hotel em Tepequém, ampliação da escola do Mecejana, fixar a entidade em alguns municípios do interior do estado, a construção de um restaurante na Orla Taumanã, iniciar o EJA ainda este ano, e a implantação do ensino fundamental também em tempo integral dentro de um futuro breve, a exemplo do ensino médio que já é em horário integral.

Por fim, Dias destacou que no Senac estão sendo desenvolvidos inúmeros projetos. “Tenho dois grandes sonhos. O primeiro que Roraima se torne um centro de referência nacional em saúde, o que é possível, basta que se organize o trânsito do estado, e com essa economia de recursos, a saúde terá verbas suficientes para desenvolver vários projetos. Por ter esse sonho, nosso desejo era criar o primeiro hospital escola do Senac. Não foi possível, mas estamos entregando até junho do ano que vem uma escola técnica completa na área de saúde. O segundo sonho é tornar Roraima um estado cinematográfico e nós vãos iniciar ainda este ano vários cursos técnicos na área cinematográfica. O primeiro filme longa-metragem do estado teve um apoio significativo nosso.  Iremos preparar profissionais em todas as áreas, produção, roteiro, filmagem, fotografia, enfim qualificação geral para a área cinematográfica. Para isso estamos contratando um técnico especializado na área para nos orientar na criação dos cursos”, detalhou o presidente da Fecomércio.

Ascom/foto:Fecomércio-RR