Falta d’água: A RBPC encaminha oficio para o Governador Jerônimo e CAODH.

353

A Rede Brasileira dos Povos Ciganos – RBPC, encaminhou ofício para o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues e para o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos – CAODH, Dr. Rogério Luís Gomes de Queiroz, solicitando junto a EMBASA explicações pela falta d’agua e a regularização urgente no abastecimento de d’água para comunidades ciganas de Heliópolis, Adustina, Cicero Dantas e Paripiranga.

A população sofre com a falta d’água frequente e repudia a ineficiência da EMBASA ou a demora na resolução definitiva dos problemas.  Algumas adutoras vêm causando desabastecimento em massa, levando a RBPC a cobrar esclarecimentos.

Em todos os casos, a população expressa frustração não apenas pela interrupção do serviço essencial, mas também pela percepção de que os reparos são paliativos e a situação “virou corriqueira”.

Reforçamos que o acesso à água potável é um direito fundamental previsto na legislação brasileira e internacional, sendo dever do Estado garantir que todas as populações, inclusive aquelas historicamente discriminadas, tenham esse direito assegurado de forma contínua e digna.

De acordo com o presidente da RBPC e coordenador do grupo de combate as torturas nas comunidades ciganas, cigano Rogério Ribeiro “A RBPC é uma instituição sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos, da dignidade e da cidadania das famílias ciganas em todo o território nacional, vem por meio deste solicitar atenção urgente à situação de falta de água que tem atingido comunidades ciganas em diferentes localidades do Estado da Bahia” afirmou.

Autor/Fotos: Ascom RBPC