Falsa cédula: Vereadores Bandeira Junior e Nelho Bezerra são convocados a fazer exame grafotécnico de assinaturas

1682

“O exame não deixa margem para dúvidas” diz delegado

Conforme informações fornecidas, na tarde desta segunda-feira (29) pelo Delegado Regional de Polícia Civil de Iguatu, Jeffirson Pereira, apesar de alguns rumores, que circulam pela cidade, de que o caso possa não dar em nada, o delegado afirma que considera o caso muito sério e que está tomando todas as precauções para que a investigação seja feita com a maior seriedade e a maior transparência possível, para que quando o inquérito for encaminhado à justiça, não paire qualquer dúvida sobre a autoria e os autores da falsificação.

O delegado disse que durante os interrogatórios, aconteceram várias contradições, “Solicitei exame grafotécnico, para comparação da grafia da cédula, que não deixa margem para dúvidas. Observando a cédula realmente foi grosseira a fraude” disse o delegado.

eleicao mesaok

 

IML

O Supervisor do Núcleo de Perícia Criminal de Iguatu, Idelci Uili Costa, confirmou que três pessoas foram convocadas para fazer o exame grafotécnico, sendo os vereadores Bandeira Junior (PMDB) e Nelho Bezerra (PSDB), além de uma servidora, “Na sexta-feira (26), colhemos as amostras das assinaturas do vereador Nelho Bezerra, e amanhã estamos aguardando o vereador Bandeira Junior, quero deixa bem claro que aqui no IML de Iguatu apenas fazermos o recolhimento das assinaturas que depois são enviadas para Fortaleza, todos estão cientes e inclusive assinaram uma declaração de compromisso com os exames” explicou Idelci.

Crimes

Peculato; Peculato é um crime de desvio de dinheiro público por funcionário que tem a seu cargo a administração de verbas públicas. É crime específico do servidor público e trata-se de um abuso de confiança pública.

Fraude: Vende, permuta, dá em pagamento, em locação ou em garantia coisa alheia como própria;

O uso de documento falso é crime: Falsificar ou alterar qualquer tipo de documento é considerado crime contra a fé pública, com penas previstas pelo Código Penal. A utilização do mesmo como autêntico também é punida pela lei.

Estelionato: Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

Entenda

Confusão, tumulto, troca de acusações, agressões verbais e físicas. Tudo isso aconteceu na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Iguatu,  no dia 15 de dezembro de 2014.

Na contagem dos votos, em cédula de papel, foram apurados 18, mas o legislativo só tem 17 parlamentares. Algum vereador depositou duas cédulas. Constatado o fato, começou o tumulto, com agressões verbais, ameaças e até agressões físicas.

eleicao voto

Grafotecnologia

Mais do que uma simples comparação de letras, a grafotecnologia, ciência proveniente da grafologia (estudo do caráter pela escrita), é um complexo sistema de critérios técnicos que permitem aos especialistas identificarem a escrita de um punho. O laudo é conclusivo. Após a análise, a confirmação da assinatura se é feita ou não por determinada pessoa. É uma prova material, técnica e científica.

Tem como principais fatores de análise características pessoais da escrita, facilmente identificáveis em caso de falsificação. A qualidade do traçado, a maneira como letras são delineadas, e características peculiares de um punho – como acentos e pingos nos is – são alguns dos elementos previamente conhecidos dos peritos. Toda essa pesquisa se dá dentro de uma margem de tempo bem definida para diminuir os efeitos que ele traz ao texto de cada um.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro