Estudantes viram as costas para o deputado Jânio Xingú.

730

“Xingú lamentou a atitude dos alunos de não quererem lhe ouvir’

Depois de ser “bombardeado” por acusações feitas pela oposição, o presidente da comissão dos direitos humanos, Jânio Xingú (PSL), teve a oportunidade de se retratar com os alunos do Colégio Estadual Major Alcides.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, deputado Chico Guerra (PSDB), por várias vezes interpelou os alunos e garantiu que vai ser firme e rigoroso em cumprir o regimento interno da ALE/RR. “Seja situação ou oposição o regimento interno vai ser cumprido na integra” garantiu Guerra. 

Depois do “bombardeio” dos deputados de oposição, Xingú vai à tribuna na tentativa de reverter a situação, no início de sua fala, os estudantes responderam com o gesto de virar as costas, para ele e para todos os deputados. No momento seguinte, contrariando os termos que haviam sido acordados, com o presidente da casa. Visivelmente abatido devido uma gripe e após ouvir severas acusações que sofreu da oposição, Xingú bem que tentou. “Se vocês ficarem de costas não verão o principal ator desta novela” brincou Xingú, “continuou” Falem o que vocês quiserem, mais se poderem me ouvir me ousam, vocês são pessoas educadas, vocês tem que me ouvir” pediu Xingu e por alguns minutos os alunos deram um tempo e o parlamentar começou seu relato. “Quero contar a minha historia, nos anos 90” outras vaias dos alunos, “ Que democracia é essa Guerra” ponderou Xingú “se não me ouvirem eu vou embora” advertiu, em seguida tentou novamente “ Nos anos 90 eu era o principal líder do movimento em ação.

Não tive e nem tenho nenhuma maldade no meu coração. “Peço desculpas aos jovens” mais uma vez foi interrompido com os gritos dos estudantes: há…ha…..ha…, pare…pare…para..ir fora…ir fora…..fora….fora,  os estudantes se retiraram do plenário. O presidente da ALE/RR, “Abrimos as portas para vocês” lembrou Guerra. Em seguida o deputado Jânio Xingú, também se retirou do plenário.

 

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos: Yan Renato.