O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmaram Protocolo de Comprometimento, que traça metas para que o Estado se torne área livre de febre aftosa através de vacinação.
Durante o ato, o governador Anchieta assinou também a autorização para realização de concurso público, visando ao provimento de 254 vagas na Aderr, além de firmar convênios que preveem parcerias técnicas entre a instituição e os órgãos de Segurança Pública estadual, com o objetivo de dar suporte às ações fiscalizadoras nas barreiras fitossanitárias e em outros pontos de fiscalização, além de levar internet para todos os postos da Agência.
O governador José de Anchieta afirmou que as medidas assinadas eram imprescindíveis para tirar o Estado de uma condição negativa e alavancar a exportação da produção de carne para o mercado nacional e internacional.
“Vamos trabalhar a quatro mãos para expandir nosso mercado a partir deste ano, esse é nosso principal objetivo”, explicou.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, destacou que, embora Roraima ainda figure entre os três entes federativos que ainda não estão livres da doença, os fatores são plenamente favoráveis para superar essa condição ainda em 2014.
“Roraima assinou um dos melhores planos de ações para alavancar o setor produtivo e tem plenas condições de estar livre da febre aftosa através de vacinação até o final deste ano, alcançando assim, um status que é importante não só para o Estado, mas também importante para o Brasil e, principalmente, para classe produtora, que passa a ter um rebanho valorizado e pronto para ser exportado para o Amazonas e Venezuela e Guyana”, destacou o ministro.
Antônio Andrade disse ainda que o pedido de recursos na ordem de R$ 4,5 milhões, feitos pelo governo, para serem investidos nas ações, serão liberados em breve. Ele falou ainda do empenho do governador José de Anchieta para que todos os meios estejam disponibilizados com a finalidade de alcançar as metas previstas no Protocolo.
“Estamos vendo o empenho do governador Anchieta para fornecer todas as condições necessárias, através da transferência de recursos do Mapa, na ordem de R$ 4, 5 milhões, abertura de concurso público, disponibilização das Polícias Militar e Civil, enfim, um conjunto de ações que certamente vão livrar Roraima da aftosa”, explicou.