Como parte do plano de governo da prefeita Teresa Surita, a Prefeitura de Boa Vista tornou mais eficiente o processo de emissão dos alvarás para estabelecimentos comerciais. No primeiro quadrimestre deste ano, já foram emitidos 1.008 documentos enquanto que, no mesmo período do ano passado, apenas 525 alvarás foram emitidos.
Os números são resultados do pacote de medidas implementado em março deste ano, por Teresa para desburocratizar e normatizar a emissão do documento. O processo que poderia demorar anos, hoje é concluído em menos de um mês, permitindo que comerciantes trabalhem dentro da legalidade e sem risco de sofrer multas.
“Facilitar a emissão dos alvarás foi um compromisso que assumi com os empresários de Boa Vista. Criamos condições para que todos os estabelecimentos funcionem dentro da legalidade, proporcionando mais segurança para os empresários e fortalecendo essa atividade que é fundamental para a economia da nossa capital”, disse Teresa.
Só em abril deste ano, 423 estabelecimentos comerciais foram regularizados. No mesmo período do ano anterior, a Prefeitura emitiu apenas 184 alvarás. Atualmente, cerca de 20 documentos são emitidos por dia. “Com a melhoria do serviço, os empresários voltaram a procurar a Secretaria e nesse ritmo, vamos cumprir a meta estabelecida no plano de governo da prefeita Teresa em prazo menor do que esperávamos”, afirmou o secretário municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius.
A regularização dos estabelecimentos comerciais gera impacto positivo na economia local. O Município combate a informalidade e melhora a arrecadação. Já os empresários trabalham com a segurança de atuar dentro da legalidade, sem risco de sofrer multas ou outras penalidades, contribuindo para a geração de empregos e a circulação de dinheiro no mercado da capital.
Secom/foto: PMBV