Moradores reclamam de despejo ilegal de esgoto em vegetação
O canal está conectado a redes de esgoto com três ramais que cai na caixa de inspeção esse recipiente que permitem a inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações de esgoto antes da rede pública, que escorre para uma tubulação de saída que deveria ir direto para uma estação de tratamento de esgoto- ETE, porém isso não vem acontecendo.
O esgoto corre para um dos braços do Rio Jaguaribe, o despejo fica entre a Rua Beira Rio no bairro Vila Neuma e de longe se avista a ponte metálica.
De acordo com populares o esgoto deságuam na vegetação “A contaminação da água e o mau cheiro impregnam todo esse o trecho. O que a Prefeitura de Iguatu e o SAAE têm a dizer?”.
Infelizmente, nossos governantes ainda têm uma visão míope sobre a questão do saneamento básico: constroem praças, estádios enormes para esportes e esquece-se de investir em uma área que é fundamental.
Tais substâncias, despejadas diariamente em nossos rios pelos esgotos, são um verdadeiro inimigo invisível. A sociedade deve se unir e cobrar do prefeito um olhar mais atento e investimentos prioritários na coleta e tratamento de esgoto devem ser feitos para garantir qualidade de vida à nossa população e, principalmente, às nossas futuras gerações.
ONU
A resolução declara que “o direito a uma água potável, limpa e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito humano, indispensável para gozar plenamente do direito à vida”. No entanto, 884 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e mais de 2,6 bilhões não dispõem de instalações sanitárias adequadas.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro