Escola de Gastronomia Social oferta 140 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes presenciais

97

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de Cozinha, Confeitaria e Panificação poderão ser realizadas de 16 a 29 de abril de forma presencial

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes de Cozinha, Panificação e Confeitaria. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma presencial, de 16 a 29 de abril, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, localizada na Rua Manoel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).

Para participar da seleção, os candidatos devem comparecer à Escola entre os dias 16 e 29 de abril, entre 9h e 16h, com RG, CPF e comprovante de endereço. Ter a partir de 18 anos, ensino médio completo ou em andamento, disponibilidade no período do curso, de segunda-feira a sexta-feira no turno escolhido (manhã ou tarde), estar inserido em ações afirmativas e em situação de vulnerabilidade social. No ato da inscrição, os candidatos deverão assistir a um vídeo de apresentação e preencher um formulário de intenção.

Inscrição

Os candidatos que necessitarem de intérprete de libras para efetuar a inscrição, deverão comparecer à escola no dia 18/04 entre 8h e 12h, e no dia 24/04 entre 13h e 16h.

No total, são 140 vagas distribuídas entre os três cursos, nos turnos manhã e tarde. Todos os cursos são gratuitos, presenciais. Os cursos de Panificação e Confeitaria têm duração de dois meses, e de Cozinha, quatro meses. As aulas terão início no dia 14 de maio. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.gastronomiasocial.org.br.

“Esses cursos geram oportunidades para jovens e adultos iniciarem uma nova carreira no setor de alimentação com conhecimentos que vão além das técnicas de cozinha porque as formações contam também com conteúdos que envolvem sustentabilidade, cultura alimentar do Ceará e a valorização dos nossos ingredientes e modos de cozinhar”, explica Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

Quem fez

 Babylla Souza já trabalhava na área da gastronomia. Ao iniciar o curso na Escola buscava ter acesso a mais conhecimento e técnicas para crescer na carreira. “É um curso que você aprende muito, você cresce muito. Ele mudou muito a minha vida. Para uma pessoa que não tinha uma perspectiva de tanto crescimento, para mim foi incrível”, diz Babylla Souza, ex-aluna do curso de Cozinha, que passou de auxiliar a cozinheira onde trabalha.

A empreendedora Amélia Muniz, ex-aluna do curso de Panificação, afirma que aprendeu com os professores, não só a cozinhar do zero, mas a se reencontrar consigo e reconhecer suas habilidades. Todas as tardes quando eu chegava na escola me sentia viva, feliz e útil. “Aprendi a ter um bom relacionamento com as pessoas, pois lá trabalhamos em grupo e isso nos faz melhorar muito a visão, a resiliência e saber que todos somos capazes e podemos ajudar uns aos outros para que tudo funcione com mestria”, conta Amélia, que atualmente conduz seu próprio negócio.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Serviço

Inscrições para o processo seletivo dos Cursos Profissionalizantes 2024.1

Até 29 de abril de forma presencial
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE.
Mais informações: (85) 99295 2122 e (85) 99295 6179 – whatsapp
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial
Site

Cronograma – Processo seletivo – Cursos Profissionalizantes 2024.1

16/04/2024 a 29/04/2024, segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h – Inscrições presenciais
18/04/2024 – Quarta-feira – das 8h às 12h – Inscrições presenciais com intérprete de Libras
24/04/2024 – Terça-feira – das 13h às 16h – Inscrições presenciais com intérprete de Libras
08/05 – Resultado Final
09/05, 10/05, e 13/05 – Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
14/05 – Início das aulas

Autor: Da redação com ascom/fotos: ascom