Equipes recuperam asfalto de 34 ruas e avenidas em três meses

738

Uma das primeiras ações executadas pela prefeita Teresa Surita em sua nova gestão foi iniciar as ações de asfaltamento da cidade, realizadas através de uma parceria com o Governo de Roraima. Em três meses de trabalho, 34 ruas e avenidas de 16 bairros da Capital já foram recuperadas, melhorando a condição do trânsito e a qualidade de vida das pessoas.

A meta é recuperar 170 quilômetros de ruas e avenidas, transformando a condição da cidade que foi recebida por Teresa, com graves problemas. “A maioria das ruas estava esburacada e danificada, o que dificultava muito o tráfego de veículos, inclusive com riscos de acidentes. Por isso, priorizamos o asfaltamento que além de trazer um novo aspecto para Boa Vista, também garante mais segurança à população”, explicou Teresa.

A Operação conta com três frentes de trabalho, sendo realizadas por escalas, de acordo com as especificações de cada serviço. Cada empresa ficou responsável por uma macrorregião e executará os serviços seguindo o cronograma elaborado com as ruas mais danificadas em cada bairro.

O diferencial desse trabalho é que o recapeamento é feito de acordo com as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) que garantem a qualidade e a durabilidade do material utilizado pelas empresas. “Tivemos toda uma preocupação em executar um serviço de qualidade, que resista ao período chuvoso. Contemplamos as principais vias de acesso aos bairros, permitindo que o fluxo de veículos no inverno não seja prejudicado”, disse a prefeita.

O engenheiro Bruno Porcino, responsável por uma das empresas que trabalha na ação, afirma que todos os pré-requisitos para garantir a resistência do novo asfalto são respeitados. O material utilizado é de qualidade e está dentro das especificações técnicas para que não haja necessidade de reparos prematuros.

“Estamos trabalhando com um material de primeira, respeitando os três centímetros de altura que são exigidos para que o asfalto tenha uma expectativa de três a cinco anos de durabilidade, dependendo do tráfego. Este serviço é diferente da antiga Operação Tapa Buracos, que apenas despejava o material no local sem os devidos reparos como limpeza e raspagem, fazendo com que a massa não fixasse no trecho danificado, precisando sempre de novos reparos”, explicou Porcino.

Esta semana, as equipes finalizam o asfaltamento da avenida Surumu, no bairro São Vicente, no trecho da avenida Benjamin Constant até a Glaycon de Paiva. Após este serviço, o bairro Mecejana também será beneficiado com o asfaltamento da rua Cristóvão Coelho, que hoje é de paralelepípedo.

A avenida Laura Pinheiro é uma das vias mais afastadas do Centro que está sendo totalmente recuperada, beneficiando os moradores dos bairros Pintolândia, Nova Canaã e Dr. Silvio Botelho.

Jandir Vicente, mora na avenida Nazaré Filgueiras, uma das vias contempladas na Operação Asfalto. Ele ficou surpreso com a rapidez do trabalho executado pela Prefeitura. “Eu tinha certeza que a Prefeitura ia fazer um bom trabalho. Mas, não esperava que fosse assim tão rápido. Em menos de 90 dias, a gente já viu a cidade mudar. Aqui na minha rua tinha buraco e agora, tem asfalto de qualidade”.

O comerciante André Cato também foi beneficiado com o serviço que valorizou seu empreendimento localizado na avenida Princesa Izabel. Com o novo asfalto, ele espera receber ainda mais clientes. “Além de facilitar a chegada dos clientes a minha loja, o imóvel foi valorizado e melhor visto depois que a rua foi asfaltada. Ela tinha muitos buracos, principalmente, em frente ao meu comércio e isso dificultava a chegada dos clientes. Agora melhorou muito”, afirmou.

Serviço – A Operação Asfalto foi executada nas vias Nazaré Filgueiras, Sólon Rodrigues Pessoa, Nivaldo Conceição Gutierrez, S1, Delman Veras, antiga N-8, Lourival Coimbra, Noemi, Jerusalém, Melo Junior, Laura Pinheiro, Vereador Valdemar Gomes, Ville Roy, Castelo Branco, Cecília Brasil, Terêncio Lima, Professor Diomedes, Sucupira, Centro Cívico, Surumú, Poraquê, Seis, Félix de Araújo, Vicente, Jornalista Humberto Silva, Parimé Brasil, Moisés Texeira Haussen, Sabá Cunha, Argentina, Chile, Piaba, Pacu, Princesa Izabel, Nossa Senhora de Nazaré e Rui Baraúna.

 

Moradores de bairros como o Dr. Silvio Botelho, Pintolândia, Caranã, União, Cauamé, Santa Luzia, Santa Teresa, Tancredo Neves, Caimbé, Jardim Floresta, Liberdade, Paraviana, Mecejana, São Vicente, Nova Canaã e Centro já foram beneficiados com o serviço.

Secom:PMBV/foto: Jakson souza