Um instrumento democrático que possibilita uma gestão compartilhada, onde a comunidade tem voz e vez.
A associação de moradores do bairro Centenário vem se mobilizando para implantar o primeiro Conselho Local de Saúde em Boa Vista.
Na noite deste sábado (18/05), moradores do bairro Centenário, as médicas Florence Amanda McLean, Fanir Oliveira Silva, da conselheira estadual e representante da etnia Indígena, Vanda Domingas, se reuniram na Escola Municipal Professora Delacir de Melo, com a finalidade de adotar as primeiras providências visando à criação do Conselho Local de Saúde do bairro e de Boa Vista.
No encontro os participantes foram unânimes quanto à necessidade, a importância da criação do Conselho Local de Saúde-CLS, e a presença da secretaria municipal de saúde na próxima reunião para a criação do CLS.
De acordo com o presidente da associação dos moradores do bairro Centenário, André Santiago. “A finalidade do Conselho Local de Saúde é de assegurar a participação organizada da população no acompanhamento, controle e fiscalização das ações e serviços de saúde desenvolvidos na unidade de saúde” explicou André.
A ginecologista Florence Amanda McLean. “O Conselho Local é um instrumento democrático que possibilita uma gestão compartilhada, onde a comunidade tem voz e vez” destacou.
Composição do CLS
Ao todo, são 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes, divididos nas seguintes categorias:
– Servidores: 5 titulares e 5 suplentes, escolhidos através de processo eleitoral;
– Gestores: 5 titulares e 5 suplentes;
– Usuários: 10 titulares e 10 suplentes
O que Fizemos?
O conselho local de saúde faz parte do controle social em saúde. O controle social é a participação da população junto ao Governo através de suas entidades representativas, tornando-se um instrumento indispensável para que os direitos do indivíduo sejam respeitados. A saúde é um bem público que não pode ter suas ações decididas unilateralmente. Através dos Conselhos de Saúde a população pode intervir nas decisões públicas.
Missão:
Os Conselhos Locais de Saúde (CLS) tem caráter consultivo e permanente, com funções de acompanhar, avaliar e indicar prioridades para as ações de saúde a serem executadas pela Unidade Básica de Saúde em sua área de abrangência, seguindo as diretrizes da Política Municipal de Saúde, em
conformidade com a Lei Orgânica do Município.
Autor/Foto: Rogério Ribeiro