Em Iguatu Garis trabalham sem nenhuma proteção em cima de caminhões inadequados.

1167

Sem uniformes e sem EPI Garis trabalham como podem em Iguatu

Os Garis que fazem a coleta de lixo público em Iguatu trabalham de forma totalmente inapropriada, sem EPIs (equipamento de proteção individual) ficando totalmente impostos ao sol, propensos a contraírem doenças além do risco de um eventual acidente de trabalho, pois os mesmos trabalham sem mascaras e sem roupas adequadas.

A obrigação da prefeitura em fornecer os equipamentos está prevista no inciso XXII do artigo 7º da Constituição Federal que solicita redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

Sem equipamentos

Sem luvas, fardamentos inadequados e sem botas, simplesmente as mãos, vassoura, uma pá e sacos de lixo, são os únicos materiais de trabalho disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Iguatu.

Os garis de Iguatu estão trabalhando sem as mínimas condições de segurança na limpeza da cidade.

Doenças

Nessas condições os trabalhadores ficam expostos a uma série de riscos. São matérias orgânicas, às vezes em decomposição, que criam alguns microrganismos. Durante esse manuseio, ele pode ter necessidade de coçar o olho ou a boca. Ou então ele vai transferir aquele material do lixo para seu corpo. Por isso a necessidade do uso dos EPIs.

Legislação

Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés e protetores de ouvido.

Caminhões inapropriados

A prefeitura de Iguatu tem utilizado caminhões inapropriados para coleta de lixo doméstico na cidade. Para a coleta de lixo residencial é necessário um veículo próprio para tal atividade, que neste caso seria um caminhão coletor com compactador de lixo domiciliar.

Autor: Rogério Ribeiro/Foto: divulgação