Em Acopiara caixas eletrônicos são vítimas de bandidos

959

“Bandidos instalam “chupa-cabras” nos terminais eletrônicos do Banco do Brasil e da CEF”

Na tarde deste sábado (02/01), por volta das 15h30min, a Policia Militar de Acopiara foi acionada através de uma ligação anônima via 190, onde havia uma suspeita de que alguns terminais eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal-CEF estariam com suspeita de violação.

De imediato uma guarnição da Policia Militar se deslocou ate o local e notou a veracidade da denúncia. O material encontrado foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil onde posteriormente será encaminhada a Delegada plantonista.

O “chupa-cabra” é instalado pelos criminosos, que ignoram a presença de câmeras de monitoramento, na parte de onde sai o dinheiro dos caixas eletrônicos.

cupa cabraTestemunha

Um cliente relatou que havia um homem de camisa laranja com atitudes suspeitas minutos antes da chegada do policiamento.

Terminais violados

Na Agencia do Banco do Brasil foi localizado dois objetos metálicos amarrados a um fio dental, o material estava no lixo junto a 34 envelopes violados.

Na Agencia da Caixa Econômica Federal, também foram localizados dois objetos idênticos aos encontrados no BB, junto a 12 envelopes violados e uma cédula de R$ 50,00 danificada.

Investigação

Imagem do circuito interno e externo das agências bancaria devem identificar os criminosos. O material será encaminhado para pericia.

O crime

Eles usam uma chave de fenda e retiraram a estrutura que havia sido acoplada ao terminal. Objetos metálicos amarrados a um fio dental.

Segundo a polícia, a instalação desses “chupa-cabras” é muito comum. Além de reter envelopes de depósitos, há equipamentos que copiam senhas e dados pessoas dos clientes que utilizam cartões. Por isso, todo cuidado na hora de usar um caixa eletrônico é necessário.

Tome cuidado

– Verifique se o dispositivo onde o cartão é inserido está fixo.
– Verifique se há algum acessório ou ressalto no dispositivo de entrado do cartão.
– Certifique-se que a máquina não tenha fios aparecendo ou a tampa aberta.
– Desconfie quando só um terminal está funcionando e todos os outros estão inoperantes, provavelmente o que funciona tem o chupa-cabra.
– Desconfie quando há uma câmera dirigida para as suas mãos. As câmeras de vigilância dos bancos normalmente estão voltadas para o rosto.
– Desconfie quando uma das etapas de verificação não é solicitada, como por exemplo, a parte alfabética da senha.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação