A eleição da nova diretoria da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (UNALE) foi o ultimo compromisso da delegação do Estado de Roraima na XVII Conferência Nacional no centro de convenções em Recife-PE. O legislativo roraimense terá representatividade na composição com o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) que foi aclamado 5º vice-presidente, na liderança do sergipano Venâncio Fonseca para a gestão 2013/2014.
O novo presidente relatou durante seu discurso de posse que esperou 17 anos para assumir tão importante cargo na liderança dos legislativos estaduais, e adiantou que sua gestão será pautada no compromisso de estabelecer um intercâmbio contínuo com todos os legislativos estaduais, concentrando temas importantes que serão incorporados às discussões nacionais. “Vamos unificar as principais demandas dos legislativos de todo o país e transformar estas demandas em um grande fórum de debates, buscando dar ênfase e cobrar dos legisladores federais que intercedam e possibilitem a resolução destes problemas”, destacou.
O deputado estadual Coronel Chagas destacou que a incorporação de seu nome na diretoria nacional é uma conquista importante para Roraima, principalmente em razão das demandas apresentadas ao legislativo estadual, e destacou a recente criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai tratar da questão problemática da telefonia móvel, uma vez que esta é a pauta principal das discussões nos legislativos. ”Será um ano dedicado a incorporamos todas nossas demandas às reuniões realizadas pela Unale, e fico feliz por ganharmos um lugar de destaque na composição nacional, estabelecendo mais esta conquista para o legislativo roraimense”, disse.
A esfera legislativa foi o tema central dos eventos simultâneos que reuniu 21 entidades parceiras da Unale contando com 1.425 participantes, que colocaram em pauta a sustentabilidade, os direitos da juventude, além do debate sobre a estrutura organizacional das Assembleias.
O jornalista da Globo, Cleiton Conservani finalizou o ciclo de palestras da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), com base nas experiências adquiridas em suas viagens pelo mundo. Conservani falou da superação dos limites, e deixou como dica a todos os parlamentares a necessidade de buscar alternativas nos seus legislativos que promovam políticas públicas em favor da sociedade, e desta forma ampliar o acesso à educação, saúde, moradia e ação social, fatores básicos garantidos por lei.
SECOM/FOTO:ALE