As crianças atendidas pela rede municipal de ensino vão passar a receber, uma alimentação escolar mais saudável, preparada com produtos da agricultura familiar. Para isso foi assinado nesta segunda-feira (18), entre a prefeita Teresa Surita e representantes das cooperativas CoperCinco e Coopehorta, o contrato de fornecimento de gêneros alimentícios. O convênio faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A iniciativa vai fomentar a produção local e beneficiar mais de 800 famílias rurais. “ É uma atitude justa pois gera emprego e renda na própria cidade, além de incentivar o consumo de produtos regionais e oferecer merenda de qualidade nas escolas,” afirmou a prefeita Teresa que aproveitou para anunciar a proposta de aumentar a rede de parceiros com os produtores de mel.
A assinatura foi festejada pelos agricultores que passam a ter garantias na comercialização em toda a produção. “Estamos preparados para produzir, mas a venda dos produtos é a nossa grande dificuldade. Quando aparece um canal de comercialização diferenciado com bons preços é uma grande oportunidade para a gente ganhar capital e investir em nossa propriedade,” disse Genira Bertol , presidente da CoperCinco.
Segundo o Secretário Municipal de Educação Rodrigo Jucá, o lançamento da chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar para 2014 será feito ainda este ano. “A rede municipal de ensino está em fase de expansão, a nossa intenção é ampliar o investimento na aquisição de mais produtos oriundos da agricultura familiar para fortalecer os nossos agricultores e tornar a merenda mais atraente e nutritiva para os nossos alunos”, esclareceu o Secretário.
Para o presidente da Coopehorta, Edemar Wottrich, mais de 90% do que é produzido pelas mais de 200 famílias, são destinadas para a merenda escolar. “Agora, o agricultor está tranqüilo, já sabe o destino de sua produção e a data que vai receber o pagamento”, afirmou Wottrich.