A um ano da eleição presidencial, os temas agora vocalizados pelos prováveis candidatos ao Planalto deverão pautar as discussões da campanha em 2014, caso seja mantida a tendência dos últimos 20 anos. Além da economia, tema recorrente no período pré-eleitoral – este ano focado no modelo de tripé macroeconômico e inflação -, despontam como assuntos da futura campanha a qualidade dos serviços públicos o desenvolvimento sustentável.
Esses dois últimos assuntos entraram em pauta, respectivamente, com as manifestações de junho e o surgimento de uma possível chapa formada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Nas últimas semanas, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff (PT), voltou a citar em seus discursos os pactos apresentados em respostas à onda de protestos de junho e enfatizou o programa Mais Médicos.
Mudanças Se a economia não desandar, abrirá espaço para que temas menos materiais surjam, diz o professor de Ciência Política da USP José Álvaro Moisés. “Enquanto o problema é a sobrevivência, alguns temas ficam soterrados”. Para a cientista política Helcimara de Souza Telles, o ano de 2014 pode ser palco de uma campanha mais complexa, que marque mais fortemente uma mudança no perfil do eleitorado, delineada já em 2010.
Da redação com (AE)