É um marco histórico para a saúde de Rorainópolis e Região, diz Ivo Som.

1121

413a816f53ee6d1c6eb30bea4a50c4a8“Fazer gestão de saúde é um desafio em função de o financiamento ser menor que a necessidade. Este hospital vai contribuir para diminuir a demanda de atendimentos em Rorainópolis e Região” explicou Ivo Som.

O deputado estadual Ivo Som (PTN), participou neste sábado (29/03) da cerimonia de inauguração do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto de Rorainópolis a 263 km da capital. A unidade, que custou R$ 5,2 milhões, já está em funcionamento desde a sexta-feira (28/03) e atende urgência, emergência e ambulatorial.

O parlamentar destaca que o hospital vai possibilitar novas especialidades para o atendimento da população, com uma tecnologia que não havia antes no município e na região sul do estado. “Muita gente acha que o atendimento do SUS tem que ser ruim, oferecer uma estrutura precária, mas o Hospital de Rorainópolis surpreende e  prova que é possível ter um atendimento público de qualidade com essa nova unidade de saúde”, disse.

”Deve-se isto à uma visão estratégica de promover o desenvolvimento em todas as regiões do estado. Este hospital garantirá melhorias fundamentais no atendimento da saúde da população de Rorainópolis, São João da baliza, Caroebe e São Luiz do Anauá. É um marco histórico para a saúde do povo de  Rorainópolis ” explicou Ivo Som, que acrescentou uma justa homenagem ao eterno Brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto. “Portanto o governo Anchieta dessa forma dá resposta a quem não acredita no trabalho, a quem não acredita no desenvolvimento e na transparência. Aqueles que não acreditam comecem a andar no interior do estado, e verão um hospital bonito e totalmente equipado atendendo a nossa população, vão ver vicinais asfaltadas entre tantas obras” finalizou Ivo Som.

Descentralização

A unidade hospitalar vai atender os moradores da região Sul, segunda mais populosa de Roraima, com 58.196 habitantes, de acordo com dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estrutura

A unidade abriga 35 leitos, sendo cinco pediátricos, cinco obstétricos e 25 destinados à clínica médica e clínica cirúrgica, espaço para atendimento de urgência e emergência, com salas de observação adultas, infantis e de procedimentos, além de dois consultórios de atendimento geral e um obstétrico e dois centros cirúrgicos. “Assegurando a região sul do estado de Roraima avanços na área de saúde” explicou Ivo Som.

Vestiário masculino e feminino, sala de estar para os funcionários, recepção das parturientes, necrotério, depósito de materiais, lavanderia, rampa para acesso de deficientes e de ambulâncias. “oferecendo mais comodidade para os servidores e pacientes” destaca o parlamentar

Na parte externa, estacionamento, arruamento e muro, casa de gás medicinal e de gás de cozinha e casa de compressor odontológico. A rede de abastecimento de água e a estação de tratamento ecológico de esgoto. “Para garantir os melhores serviços” lembrou Ivo.

Ascom: Deputado Estadual Ivo Som